Esta semana ganhamos berinjelas do Alan e fiquei com muita vontade de fazer o tradicional baba ganoush, mas não tinha pasta de gergelim. Por conta da pandemia tenho evitado sair de casa e, obviamente, temos feito receitas mais simplificadas e que levem menos ingredientes. Pois bem, não deixei de preparar a berinjela. Ontem à tarde coloquei-as para assar, até ficarem macias, e hoje finalizei apenas com limão. Raspas e suco, azeite, sal e pimenta-do-reino. Da próxima vez colocarei alho amassado, mas assim, simples, ficou muito bom.
A berinjela é um fruto extremamente versátil, com polpa suculenta e que absorve deliciosamente bem os temperos.
A dica é assar até que fique bem macia, não faz mal queimar um pouquinho. Apenas lave a berinjela, coloque em uma fôrma e leve o forno bem quente, 200 graus é perfeito. Uma hora depois, ela deve estar boa. Aproveite a longa hora no forno para assar alguma outra coisa, como batatas ou pão.
Este preparo leva poucos ingredientes e pode ser servido como aperitivo, em forma de pasta para passar no pão, como acompanhamento ou até mesmo misturado com macarrão.
Berinjela temperada com limão
2-3 porções
6 berinjelas médias
1 limão
1 fio de azeite de oliva
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Lave as berinjelas, coloque em uma fôrma e leve ao forno preaquecido a 200 graus. Asse até ficarem macias, reserve.
Assim que a berinjela esfriar levemente, corte ao meio, de comprido, e raspe toda a sua polpa para uma tigela; descarte a casca (composteira).
Adicione as raspas do limão e o suco à polpa da berinjela, acrescente o azeite, sal e a pimenta e vá amassando com um garfo.
A consistência final é uma polpa macia e suculenta. Tá pronto!
Comentarios