top of page

Biscoito delícia de jatobá com gotas de chocolate



Quem nunca provou jatobá? Seu sabor tem tanta personalidade que algumas pessoas não aguentam nem o cheiro. Sua polpa, de tom verde pastel, é bem sequinha, bem seca mesmo, e para adicionar às receitas eu costumo ralar. Particularmente gosto muito e o vejo não só como um alimento mas também como um condimento, pois seu sabor realmente é bem chamativo.



Por isso, é preciso aprender a dosar a quantidade quando o usar em preparos. O jatobá tem uma casca muito dura e para abrir você precisará de um martelo ou uma pedra – tem gente que abre apertando um contra o outro, mas eu não tenho esta força. Aprendi a gostar deste fruto com o amigo Danilo, ele trazia vários jatobás e dizia que eu tinha que fazer algo com eles, pois eram parte de uma árvore sagrada. E deve ser mesmo. E, olha, eu fui aprendendo a usar e a gostar muito de jatobá, tanto é que nos meus dois últimos livros você encontrará receitas com ele.



Aqui perto de casa tem uma árvore muito grande e abundante, rende muitos frutos que caem lá de cima e estouram no chão quase sempre sem romper a casca, que de tão dura faz com que eles aguentem muito tempo. Meu filho aprendeu a comer com o pai e às vezes sai para catar no chão, então quase sempre tem jatobá aqui na cozinha. Mas não quer dizer que toda semana tem preparo com ele, muito pelo contrário, só de vez em quando, afinal seu sabor é bem forte. Mas para o meu filho de dois anos é diferente, ele ama comer jatobá puro, come mais de um e não enjoa. E você, já provou?


Biscoito delícia de jatobá com gotas de chocolate

Rendimento: 12 biscoitos

Tempo de preparo: 15 minutos + 20 minutos de forno


90 g de polpa de jatobá ralado fininho (aproximadamente 2 frutos)

110 g óleo de coco

2 colheres de sopa de linhaça triturada

4-5 colheres de sopa de água

100 - 150 g de açúcar mascavo

10 gotas de essência de baunilha (opcional)

180 g de farinha de trigo

70 g de aveia em flocos finos

1 pitada de sal

Raspas da casca de 1 limão

100 g de gotas de chocolate 70%


  1. Misture a linhaça com a água e deixe descansar por 20 min.

  2. Preaqueça o forno a 200 graus.

  3. Bata na batedeira com o globo a linhaça hidratada, o mascavo, o jatobá e o óleo de coco até virar um creme, então adicione a essência de baunilha e mexa para incorporar. Coloque os demais ingredientes e misture bem com uma colher de madeira.

  4. Forme os biscoitos com as mãos e coloque sobre fôrma untada ou com papel manteiga e leve ao forno por 20 minutos ou até dourar. Retire do forno e, com ajuda de uma espátula, disponha os biscoitos sobre uma grelha para esfriar.


Fotos e ilustração: Rita Taraborelli

234 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page