top of page

Bolachinha de abacaxi com gengibre



Recentemente colhi alguns abacaxis aqui no quintal de casa e, além de apreciar a fruta bem madura, também me arrisco a preparar algumas receitas.


Quem me visitar atualmente vai dizer que virei a louca do abacaxi, a quantidade de coroas que espalhei pelo jardim dá inveja em qualquer feirante. Como não amar esta iguaria da nossa Flora? Outro dia fiquei com vontade de fazer uma bolacha com abacaxi mas não tinha certeza se daria certo, em um primeiro momento indaguei se a polpa não era muito aguada para incorporar na massa. Depois de queimar alguns neurônios, preparei uma compota com o abacaxi e um pouco de gengibre ralado com a casca. E não é que deu certo? A consistência da massa ficou boa e o final feliz foi garantido =)


O resultado é uma bolachinha com um sabor e textura bem interessante. Para preparar a compota usei aproximadamente meio abacaxi. Confira a receita abaixo!


Bolachinhas de abacaxi com gengibre


300 g de abacaxi descascado e picado

1 colher de sobremesa de gengibre fresco ralado fininho

180 g açúcar demerara

100g de óleo de coco ou manteiga

260 g de farinha de trigo

1 pitada de cravo em pó

1 colher de café de gengibre em pó

1 colher de café de bicarbonato de sódio

2 colheres de café de fermento químico

1 pitada de sal





  1. Coloque o abacaxi, o gengibre e o açúcar em uma pequena panela e leve ao fogo. Cozinhe em fogo baixo até desfazer o abacaxi, evaporar todo o líquido da fruta e começar a desprender do fundo da panela. O volume final deve ser aproximadamente 300g. Transfira para uma cumbuca e deixe esfriar.

  2. Preaqueça o forno a 200 graus.

  3. Misture o óleo com o doce de abacaxi até ficar bem homogêneo (veja a foto 1).

  4. Adicione os demais ingredientes e mexa até formar uma massa homogênea (veja a foto 2), não mexa demais!

  5. Faça bolinhas com a massa e disponha em uma assadeira, amasse as bolinhas com um garfo (foto 3) e em seguida leve ao forno pré-aquecido.

  6. Asse por 15 - 20 minutos ou até dourar.

  7. Deixe esfriar!


Confira outras receitas com abacaxi:

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page