Brócolis tem que ser al dente!

Atualizado: Mai 15

Aprenda uma receita rápida e deliciosa para fazer com brócolis caipira.


Aqui em casa nós adoramos brócolis caipira, e você? Também conhecido como brócolis ramoso, é uma variedade bem saborosa e que requer uma certa atenção na hora de preparar pois se você se distrair, rapidinho ele passa do ponto.


O segredo para ele ficar crocante é consumir o recém colhido, levemente fervido ou dourado na frigideira. Quando está bem novinho, inclusive, dá até para ser consumido cru.

Costumo dizer que o ponto é sua cor. Em outras palavras, assim que for para a panela e ficar com cor verde bem vibrante, está pronto (isso se ele estiver fresco e jovem)!


Vou te contar como fazer uma receita na wok, em que o brócolis é dourado rapidamente com outros ingredientes e fica bem crocante. Você já ouviu falar em wok? Wok é uma panela chinesa de formato côncavo, própria para cozimento rápido. Nesse preparo, o grão já deve estar cozido e você deve atentar à temperatura da panela, bem quente, e estar bem presente para ser ágil ao mexer e finalizar na hora certa.



Esta receita pode ser bem rápida de preparar se você já tiver algum grão cozido, como arroz integral, painço ou quinoa. Procure usar vegetais que estão frescos na época. Nesta versão usei brócolis caipira, repolho roxo, ora-pro-nóbis, vagem e alho-poró. Lembrando que para o sucesso da receita, o grão não pode estar muito cozido a ponto de ficar "papa", pelo contrário, deve estar soltinho e al dente!



Wok de quinoa com brócolis, repolho roxo e cogumelos

4 porções | Tempo de preparo: 50 minutos


1 xícara de quinoa

2 xícaras de água ou caldo de legumes

500 g de vegetais da estação (brócolis, vagem, repolho roxo, ora-pro-nobis, espinafre, etc)

200 g de cogumelo paris 1 alho-poró em rodelas

2 colheres de sopa de azeite de oliva

1 maço de cebolinha picada

1 colher de chá de orégano desidratado Sal


1. Lave bem a quinoa e em seguida cozinhe em água. Assim que levantar fervura, abaixe o fogo e deixe por 10-15 minutos ou até secar todo o líquido. Adicione o sal no final.

2. Aqueça uma panela wok, coloque o azeite e doure o alho-poró, a cebolinha e o orégano, por 3 minutos. Adicione os cogumelos e doure bem. Em seguida, coloque os vegetais por ordem de cozimento, começando pelos mais densos até os mais leves.

3. Misture bem e então adicione a quinoa, o sal e mexa para não grudar. Retire do fogo e sirva.



43 visualizações