Chegou o verão!

Jardim sazonal - Verão


O verão conecta a delicada sensação da primavera com a energia transitória do outono, é ocasião em que o ápice da expansão acontece. Neste período muitas plantas atingem seu esplendor, graças ao sol. O verão é a estação que representa a alegria, a luz. É o momento de consumir alimentos que hidratam, como água de coco, melancia, melão e abacaxi.


Os alimentos vegetais são diretamente influenciados pela sazonalidade e pelos ciclos da natureza. É tudo tão perfeito e sincronizado, que ao acompanhar apenas uma planta ao longo de um ano ou de seu ciclo, aprendemos muito. Agora, no verão, temos muitos frutos típicos das zonas mais tropicais, como o abacaxi e o cupuaçu. Neste tempo ensolarado, grande parte das ervas ficam em êxtase e algumas florescem com mais intensidade, caso da menta, do manjericão, do alecrim e do jambu.


Seu começo é no dia 21 de dezembro e seguirá até o dia 20 de março deste ano. E quais são os alimentos do verão, aqui no Brasil?


Confira os principais encontrados nesta estação e se você achar que faltou algum muito importante, me avise que eu coloco!


Frutas: abacaxi, goiaba, manga, graviola, pêssego, melão, cambuci, grumixama, pinha, sapoti, melancia, jaca, fruta-pão, caju, acerola, coco verde, cupuaçu, mamão, carambola, seriguela, butiá, pequi, uva, figo e nectarina.

Frutos: tomate, quiabo, abóbora, pepino, abobrinha, berinjela, jiló, pimenta cambuci e maxixe.

Hortaliças: alface, couve, salsa, beterraba, cebola e coentro.

Temperos, flores e chás: gengibre, cosmos, clitória, primavera, rosa, zínia, jambu, alfavaca, manjericão, estragão e shissô.


Um excelente verão para nós!

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo