Deliciosa sopa de vegetais com feijão borlotti




Esses dias colhi o feijão da variedade borlotti pela primeira vez aqui no jardim. Plantei junto com meu filho no algodão e depois transferimos para a terra. Cresceu super bem e as favas são lindas. Quando maduras ficam com uma tonalidade carmim maravilhosa, parece uma pintura. Como estava muito frio, acabei preparando uma sopa estilo minestrone, que ficou deliciosa.

O feijão borlotti, Phaseolus vulgaris, é uma variedade do feijão comum, também conhecido como cranberry beans ou feijão Saluggia (norte da Itália). Eu plantei aqui no jardim sem conhecer muito sobre a planta e me surpreendi bastante. Ele fresco adquire uma textura cremosa, não vejo a hora de plantar mais. Colher e depois cozinhar é uma gostosura, e ainda não tenho ideia de como é o seu sabor seco.

Olha que lindeza as favas que cresceram por aqui:


Experimentei recém-colhido e cozido, gostei bastante. Mas mesmo se o feijão estiver fresquinho, não o coma cru! É preciso cozinhar para comer. A única diferença é que fresco não precisa deixar de molho antes de preparar. Depois que cozinha ele muda de cor e fica num tom acastanhado, mas o tamanho é um pouquinho maior que o feijão carioca que conhecemos.

A sopa delícia pode ser preparada com outra variedade de feijão, como feijão-de-corda verde.

Deliciosa sopa de vegetais com feijão borlotti


3 folhas de alho-poró picadinhas (ou alho picado)

3 colheres de sopa de azeite de oliva

3 cenouras picadas

1 colher de chá de cúrcuma fresca raladinha

1 pimentão vermelho bem maduro picadinho (sem as sementes)

3 tomates maduros em cubinhos

2 litros de água ou de caldo de vegetais 1 xícara de feijão borlotti fresco (ou feijão-de-corda verde)

Folhas de manjericão

Orégano fresco

1 xícara de massa seca de sua escolha (usei orecchiette)

Sal a gosto

  1. Doure a folha do alho no azeite e em seguida coloque a cenoura, a cúrcuma e o pimentão. Mexa bem e então adicione o tomate, o feijão e os 2 litros de água.

  2. Assim que levantar fervura, abaixe o fogo, coloque sal a gosto e as ervas, cozinhe por 30 minutos ou até o feijão ficar macio.

  3. Coloque a massa na sopa e cozinhe por mais 15 minutos ou até ela ficar bem macia. Se for preciso coloque mais água ou caldo de vegetais. Tampe a panela e deixe que descanse por mais 15 minutos antes de servir.


Sirva com parmesão ou tofu defumado.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo