Empanada caseira de Ora-pro-nóbis

Atualizado: Mai 15

Quem não gosta de empanadas caseiras?


Presente na culinária popular de diversos países do nosso continente, a empanada tem sua origem em tempos remotos. Segundo alguns historiadores, se originou lá na antiga Pérsia e também deu origem às samosas na Ásia. Em algum momento da história a receita foi levada até a Espanha pelos mouros e logo trazida pelos espanhóis durante a colonização da América Latina.

A palavra empanada vem do termo culinário empanar, que é envolver ou cobrir algum ingrediente ou preparo com pão. Sua receita é basicamente uma massa à base de farinha de trigo, posteriormente recheada e assada. É um alimento que dispensa talheres, geralmente encontrado pelas ruas, bares e em refeições rápidas.

E quem não gosta de empanadas caseiras? Na época em que cozinhei no Instituto Chão, fazia empanadas uma vez na semana e era muito engraçado, elas mal iam saindo do forno e já era vendidas e às vezes as que ainda estavam assando já eram reservadas. Fazer empanadas em casa demanda tempo, mas vale a pena, são ótimas para levar em piqueniques ou para servir em festinhas de aniversário.

Vou te contar como fazer uma empanada usando a ora-pro-nóbis no recheio! A ora-pro-nóbis, para quem não conhece, é também conhecida como “carne de pobre” e está classificada como PANC (planta alimentícia não convencional). Tem folhas bem nutritivas e é perfeita para rechear uma empanada vegetariana. Aliás, ela é de fácil cultivo, não dá trabalho para cuidar e vai em qualquer lugar, com muito sol ou com pouco sol.


Empanada de Batata com Cebola dourada e Ora-pro-nóbis

7 unidades

1h20

125 g de farinha de trigo branca

125 g de farinha de trigo integral

70 g óleo de azeite de oliva

100 ml de água

Sal

Recheio:

2 xícaras de batata cozida e amassada

1 xícara de cebola branca em rodelas

40 folhas de ora-pro-nóbis

1 boa pitada de noz-moscada

Cebolinha picada a gosto

3 colheres de sopa de azeite de oliva

Sal

Massa:

1. Misture as farinhas com o sal e coloque o azeite sobre a mistura seca, mexa bem.

2. Coloque a água e agregue até formar uma massa lisa, deixe descansar por 30 minutos.

Recheio:

1. Doure a cebola até caramelizar e ficar bem dourada.

2. Adicione a ora-pro-nóbis picada, mexa bem e desligue o fogo.

3. Misture com a batata, tempere com a noz-moscada, a cebolinha e ajuste o sal.

Montagem:

Preaqueça o forno a 180 graus.

1. Divida a massa da empanada em 7 bolas, polvilhe farinha em uma superfície lisa e abra esferas finas. Recheie metade com 2 colheres do recheio e dobre bem a lateral para fechar (se preferir, feche amassando com um garfo). Cuidado para não furar a massa.

2. Disponha as empanadas em fôrmas e leve ao forno até dourar, por aproximadamente 25 minutos. Se preferir, asse no forno à lenha, fica deliciosa.

167 visualizações