top of page

Farofa de banana na manteiga de cacau

Atualizado: 15 de mai. de 2020



Ontem eu fiz farofa de banana na manteiga de cacau como acompanhamento no almoço, ficou tão gostoso que deu vontade de contar a receita para vocês. Quem não gosta de farofa de banana? Eu adoro!


Nesta versão de farofa uso a manteiga de cacau como gordura, o resultado é uma farofa saborosa e com cheiro incrível. Se você nunca usou a manteiga de cacau para cozinhar não se desespere, é como a manteiga, porém mais sólida, e ao colocar na frigideira ela derrete rapidinho. Seu aroma? Delicioso, combina com pratos doces e salgados e vai ma-ra-vi-lho-sa-men-te bem com a banana! (Confira no fim do post onde encontrar a manteiga de cacau).


A farofa é um prato extremamente fácil de fazer e leva poucos minutos para estar pronto. Gosto de temperar a de banana com cebola e colorir com cúrcuma, depois só finalizo com sal e sirvo. Serve de acompanhamento para pratos do dia a dia, como arroz e feijão, ou até mesmo pratos mais especiais e brasileiros, como a moqueca e o bobó.


Farofa de banana na manteiga de cacau

Tempo de preparo: 10 minutos

Rendimento: 4 porções


2 bananas médias maduras

1 xícara de farinha de mandioca crua e fina

1 cebola em rodelas

2 colheres de sopa de manteiga de cacau

1 colher de chá de cúrcuma em pó

Sal


1. Fatie as bananas e reserve.

2. Em uma frigideira, derreta a manteiga de cacau e doure a cebola até ficar transparente. Adicione a cúrcuma, mexa bem, em seguida adicione a banana, mexa delicadamente. Por fim, acrescente a farinha de mandioca.

3. Doure a farofa por 5-7 minutos, misturando com cuidado para não queimar. Finalize com sal e sirva.



Na região de São Paulo você pode encontrar a manteiga de cacau da Éh Tudo Cacau, em Florianópolis tem no Armazém Cravo e Canela, em demais regiões, procure mercearias naturais que comercializam secos a granel.

79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page