Granola Jardim com limonete



Simplesmente a granola mais aromática que já provei até hoje! Quem conhece o limonete (Aloysia citriodora) sabe bem do que estou falando. Também conhecido como erva-Luisa, Luisa-lima, cidró, Lucia-lima, falsa verbena, cidrão, entre muitos outros nomes, é uma erva muito aromática, medicinal e que pode ser usada na forma fresca ou seca. Quem conhece essa bonitinha?


No começo do mês lancei uma campanha de financiamento coletivo para republicar o livro Paz, Amor e Granola, uma publicação independente, só com receitas de granola. A edição será ampliada e por isso tenho feito milhões de experimentos e, óbvio, o limonete não podia ficar de fora. Confira a receita da Granola Jardim abaixo e saiba como participar do financiamento do meu novo livro. 🤩


Segunda edição ampliada com prefácio de Cristal Muniz

Com 35 sugestões de receitas veganas, Paz, Amor & Granola vai te acompanhar nesta jornada saborosa e criativa. Com prefácio assinado pela Cristal Muniz, do blog Uma Vida Sem Lixo, o conteúdo do livro é dividido em sete capítulos, traz receitas diversas desde a básica até versões mais exóticas, além de opções salgadas, sem glúten, com melado, com rapadura, sem açúcar, crua e até a tradicional assada. O financiamento já está na reta final, garanta seu exemplar na pré-venda, aqui.


O livro Jardim Comestível - cozinha mediterrânea à brasileira também foi viabilizado por um financiamento coletivo, inclusive muitos leitores aqui do blog foram apoiadores do projeto. 😍 Mas gosto sempre de lembrar sobre a importância de apoiar campanhas de autores independentes, pois elas acabam funcionando como uma pré-venda do livro e, com a compra antecipada, ajudam o autor a viabilizar a tiragem. A maior vantagem de apoiar um financiamento de um livro não está somente no preço (que é especial de apoiador), mas principalmente por que o leitor se torna parte do projeto. O livro Paz, Amor e Granola está na reta final da campanha, então não perca esta oportunidade, restam poucos dias!!! Preparei recompensas exclusivas para os apoiadores da campanha, confira.

Granola Jardim com Limonete


1 xícara de coco fresco ralado

1 xícara de aveia laminada ou outro cereal em flocos

1 e 1/2 xícara de castanhas (usei 1 xícara de xérem de castanha-de-caju e 1/2 de avelã picada)

2 colheres de sopa de óleo de coco

1/4 xícara de melado

1 colher de sopa de pó de folhas de limonete (desidrate a erva pendurando-a de ponta cabeça em local arejado – costuma secar em 5 dias. Triture as folhas no pilão ou processador e passe por uma peneira grossa)

1 pitada de sal

1/2 xícara de frutas desidratadas de sua escolha (usei uva passa)


1. Preaqueça o forno a 180 graus.

2. Em uma bacia adicione o coco, a aveia e as oleaginosas, mexa bem e reserve.

3. Misture o óleo de coco (que deve estar derretido) com o melado, o limonete e a pitada de sal. Verta sobre a mistura seca e mexa bem, distribua sobre uma fôrma e leve ao forno por 30 minutos ou até dourar – mexa a cada 10 minutos para não queimar.

4. Retire do forno e finalize com frutos desidratados de sua preferência.

5. Sirva com frutas frescas e flores comestíveis =)

53 visualizações