top of page

Hommus Carota

Atualizado: 15 de mai. de 2020

Vou te contar uma receita de hommus deliciosa que gosto de preparar com cenoura e depois decorar com as flores dela.



Você já reparou na flor da cenoura? Ela lembra muito as flores da salsinha e do coentro, toda branquinha e delicada. A primeira vez em que as cenouras floresceram na horta de nossa antiga casa, eu me apaixonei. A haste fica longa, formando tufos de flores que parecem pequenas araucárias com nuvens. Poderia plantar cenouras somente para observar suas flores no jardim.


Quando as flores começaram a abrir todo santo dia, eu passava na horta para ver esse acontecimento. Consegui tirar esta foto no auge de sua floração, coisa mais linda! Foi uma benção esquecer aquelas cenouras na horta e poder acompanhar este ciclo.


Vou te contar uma receita de hommus deliciosa, que gosto de preparar com cenoura e que depois decoro com as flores dela. Para quem não conhece o hommus, é um preparo tradicional do Oriente Médio que leva como base o grão-de-bico e tahine. Aqui nesta versão, o sabor fica levemente doce por conta da cenoura, que entra na receita assada. Além de ser saboroso, o hommus de cenoura é super bem-vindo na dieta vegetariana, sem contar que é muito versátil e pode acompanhar uma infinidade de pratos.



Hommus Carota


4 porções

Tempo de preparo: 50 minutos + 6 h demolho


1 xícara de grão-de-bico orgânico

1 folha de louro

5 cenouras médias

2 dentes de alho

3 colheres de sopa de tahine

1 limão

1/2 colher de café de pimenta jamaica em grão

Azeite, sal e pimenta a gosto

Páprica picante e salsinha para finalizar


1. Deixe o grão-de-bico de molho por no mínimo 6 horas, escorra a água e transfira o grão hidratado para uma panela. Cubra com água e ferva, abaixe o fogo, coloque o louro e deixe cozinhar até ficar macio. Reserve 1 xícara da água do cozimento.

2. Lave as cenouras e com uma faca raspe a pele, se a cenoura for nova e recém colhida não tem necessidade, pode deixar com a pele. Besunte as cenouras em azeite de oliva, coloque em uma fôrma e leve ao forno a 200 graus por 40 minutos ou até dourar.

3. Em um liquidificador ou moedor de legumes, processe o grão-de-bico com os demais ingredientes até formar um purê. Se necessário, adicione um pouco da água do cozimento.

4. Disponha em um prato e finalize com salsinha, páprica e flores de cenoura ;D.





90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page