top of page

Homus tradicional

Atualizado: 15 de mai. de 2020




O grão-de-bico se transforma em pratos deliciosos e saborosos, como o tradicional homus, e combina muito bem com tahine, alho, tomate, limão, azeitona e as especiarias do Oriente Médio. O grão-de-bico pode ser germinado ou cozido para ser usado em receitas diversas. Neste post vou te ensinar a preparar um homus tradicional.


Confira o vídeo:





Homus tradicional

4 porções | 50 minutos


1 xícara de grão-de-bico demolhado* 1 dente de alho 3 colheres (sopa) de tahine 1 limão Azeite extra virgem Sal a gosto Pimenta-do-reino a gosto Sumagre ou páprica a gosto para finalizar

*para a versão crua use o grão de bico germinado


1. Coloque o grão-de-bico em uma panela, cubra com água e leve ao fogo alto. 2. Quando a água ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar até o grão ficar bem macio, por cerca de 30 minutos ou mais. 3. Escorra e deixe esfriar. Se preferir retire a pele do grão-de-bico. 4. Em um liquidificador ou processador, bata o grão-de-bico com os demais ingredientes até formar um purê. Se necessário, adicione um pouco de água.

5. Disponha em um prato e finalize com a salsinha e a páprica.


Este post é parte do conteúdo especial de lançamento do livro Jardim Comestível - Cozinha mediterrânea à brasileira, para saber mais acesse aqui.




Ilustração: Rita Taraborelli

169 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page