Outono no Jardim

Com o intuito de tornar o blog um ambiente mais didático e conectado com os ciclos da natureza, hoje inauguramos o Jardim Sazonal, um olhar cuidadoso para o que há de mais especial em cada estação: os frutos e hortaliças da época, as características do clima e outras particularidades que vão ajudar a catalogar as receitas e os saberes do outono, do inverno, da primavera e do verão.



O outono é uma estação que conecta a vibrante energia expansiva do verão com a energia introspectiva do inverno, é ocasião em que um movimento de contração começa, pouco a pouco. É um processo natural que temos a oportunidade de acompanhar ao longo de nossa vida. Neste período algumas folhas perdem nutrientes, amarelam e se desprendem, dando espaço para o novo. O outono é a estação que representa o desapego, o deixar ir, para poder dar espaço ao novo. É um momento de transição necessária, faz parte do pulsar da vida, contrair e expandir, e é isso que nos mantém vivos, são estes momentos de desprendimentos que permitem a renovação nos seres.

Muitos alimentos vegetais são diretamente influenciados pela sazonalidade e pelos ciclos da natureza. É tudo tão perfeito e sincronizado, que ao acompanhar apenas uma planta ao longo de um ano ou de seu ciclo, aprendemos muito. Agora no outono temos muitos frutos doces para colher e nos nutrir, eles receberam o sol da primavera e do verão e agora amadurecem.

O começo do outono é no dia 20 março e vai até o dia 21 de junho.

E quais são os alimentos desta época do ano aqui no Brasil?

Confira os principais alimentos que encontramos nesta estação e se você achar que faltou algum muito importante, me avise que eu coloco!

Frutas: caqui, araticum, tangerina cravo, ponkan, bergamota, marmelo, uva japonesa, cambuci, mamão, figo, laranja, laranja-lima, maracujá, limão, fruta-do-conde, banana, abacate, carambola, uva, graviola, goiaba, caju, maçã, kiwi, coco seco, nêspera, pera, kinkan, abiu.

Frutos: abóbora, abobrinha, berinjela, pimenta cambuci, pimenta vermelha, tomate, quiabo.


Hortaliças: Mostarda, batata-doce, acelga, chicória, nabo, repolho, alho-poró, almeirão, agrião, espinafre, rúcula, cenoura, cará, inhame, mandioca, milho-verde, palmito, mandioquinha, vinagreira/hibisco, gengibre, cúrcuma, salsinha.

Um excelente outono para todos nós!



19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo