Quibe de abóbora, quinoa e especiarias

Atualizado: Mai 15





Iguaria da culinária árabe, esta delícia de prato fica muito interessante em versões vegetarianas como nesta receita que leva abóbora, quinoa e especiarias. Com a temporada de abóbora no jardim, lembrei desta receita pois aqui o fruto além de agregar um sabor adocicado ao quibe, ajuda dando uma boa "liga" no preparo.


A dica é temperar com especiarias e exagerar nas ervas, mas fica a critério de quem cozinha. Vale lembrar que o quibe é uma receita perfeita para os dias de festa, para comer com as mãos naquele encontro informal e que, inclusive, funciona perfeitamente bem em festinhas infantis. Aliás, a criançada adora abóbora e neste caso é só não exagerar muito nas especiarias para não estranhar o paladar dos pequenos que são mais sensíveis aos temperos.


Qual abóbora usar? Gosto de fazer este prato com a abóbora japonesa (também conhecida como cabotiá), com a abóbora pescoço bem madura e também com a moranga. Na receita recomendo assar a abóbora, pois desta forma ela fica mais seca e ao mesmo tempo macia, sem falar que concentra sabor. Ah, pode fazer o quibe com a casca da abóbora, tá? Se a casca ficar muito fibrosa após assar, vale processar com a polpa da abóbora.




Quibe de abóbora, quinoa e especiarias


400 g de abóbora

250 g de quinoa em grão

2 unid. de cebola em cubos ou de alho-poró

hortelã picada a gosto

salsinha picada a gosto (pode exagerar)

1/3 de colher de café de pimenta-jamaica

Pimenta-do-reino moída na hora a gosto

1 pitada de cravo-da-índia em pó

1 pitada de noz-moscada moída na hora

1 pitada de canela em pó

50 ml de azeite de oliva

1/3 de xícara de gergelim

Sal a gosto


1. Corte a abóbora em pedaços, retire a semente*, besunte com azeite e asse até ficar bem macia.

2. Lave bem a quinoa em uma peneira, em água corrente para retirar toda a saponina. Em seguida cozinhe, com o dobro do volume de água, até ficar no ponto. Deixe esfriar.

3. Amasse a abóbora.

4. Em uma frigideira doure a cebola com as especiarias no azeite e desligue o fogo. Adicione a abóbora e mexa até incorporar, deixe esfriar e então adicione a quinoa, o sal, a salsinha, o hortelã e o gergelim e mexa até ficar bem homogêneo, ajustando o sal, a gosto. Adicione farinha de mandioca, aos poucos, até atingir consistência para moldar.

5. Besunte a mão com azeite e molde 10 quibes grandes e 20 mini quibes, leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 30-50 minutos ou até ficar dourado e desidratado por fora. 6. Deixe esfriar e sirva com um molhinho feito com tahine, alho e água.


* toste a semente e use para finalizar saladas e pratos ;)

0 visualização