top of page

Quibe de berinjela



Esta semana colhi algumas berinjelas no jardim com meu filho, ficamos muito contentes e fizemos quibe vegetariano. Para temperar fui clássica e usei cebola, hortelã, salsinha, pimenta-do-reino, pimenta-da-jamaica, pitada de canela e ousei ao usar o shissô que havia ganhado do amigo e produtor, Alan. Para quem não conhece, o shissô é uma erva japonesa com a folha serrilhada, meio verde, meio roxa, que se assemelha ao aroma do manjericão e alguns até a chamam de manjericão japonês.

Um dos segredos do quibe é como manejamos o trigo antes do preparo. Gosto de deixá-lo de molho por aproximadamente 6-8 horas, em seguida eu o lavo novamente e escorro. Neste passo é muito importante espremer muito bem com as mãos, para retirar todo o excesso de água. Feito isso, já pode começar sua receita com tranquilidade.

Quibe de berinjela


3-4 berinjelas médias

250 g de trigo para quibe

2 cebolas roxas em cubinhos

Hortelã picada

1/2 maço de salsinha picada

Shissô picado ou manjericão

Pimenta-do-reino moída a gosto

Pimenta-da-jamaica moída a gosto

1 pitada de canela

1 pitada de cravo-da-índia em pó

1/4 de xícara de azeite de oliva

1/2 a 1 xícara de farinha de mandioca ou farinha de rosca

Sal

  1. Lave as berinjelas, coloque-as em uma fôrma e leve ao forno preaquecido por 50 minutos ou até ficarem bem macias. Corte as berinjelas de comprido e raspe a polpa, amassando bem com um garfo. Pique a casca em pedacinhos ou tirinhas (vamos usá-la também), descarte apenas aquele parte que fica no topo da berinjela.

  2. Misture o trigo com a polpa da berinjela, os temperos, o azeite e, por último, caso precise, adicione a farinha de mandioca até atingir consistência moldável. Pronto.

  3. Molde os quibes, cerca de 20, e coloque sobre fôrma untada com azeite de oliva. Besunte cada quibe com azeite.

  4. Leve ao forno preaquecido a 200 graus e asse por 40 minutos ou até ficarem dourados por fora.

  5. Sirva com molho de tahine com hortelã.

220 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page