Eu adoro fazer quibe! Não sei se é pelo seu formato simpático, moldado com as mãos, ou pela versatilidade de se comer também com as mãos. A verdade é que é um alimento gostoso, saudável e perfeito para inúmeras ocasiões — desde o almoço rotineiro, passando pelo "mata-fome" no bar e a comidinha do aniversário, até se tornar o prato vegetariano que você vai levar na festa do seu amigo. Aqui no blog, você encontra várias receitas de quibe, mas nesta versão com mandioca, o preparo ficou ainda mais democrático e com um sabor bem brasileirinho.
Para que o preparo dê certo, a dica é cozinhar a mandioca até que ela fique bem macia. Se ficar muito seca, o quibe pode se desfazer facilmente.
Caso queira incorporar alguma PANC na receita, recomendo fortemente a alfavaca-cravo. Vai ser sucesso garantido!
Esta receita estará no meu próximo livro, Nossa Cozinha Vegetariana, que está em financiamento no Catarse. Para participar da campanha e garantir seu exemplar com valor especial de pré-venda, acesse aqui.
Quibe vegetariano com mandioca e cheiro-verde
12 un
250 g de trigo para quibe
1 xícara (aproximadamente) de mandioca cozida e amassada
1 cebola grande em cubinhos
1/4 de xícara de azeite de oliva
1 colher de café de canela em pó
1 boa pitada de cravo em pó
Pimenta-do-reino a gosto
Cheiro-verde picado
Sal a gosto
1/2 a 1 xícara (aproximadamente) de farinha de mandioca ou farinha de rosca
Azeite para finalizar
Hidrate o trigo por no mínimo 5 horas. Se preferir, deixe por uma noite (se for hidratar por mais que 10 horas, melhor na geladeira).
Preaqueça o forno a 200 graus.
Escorra o trigo e esprema muito bem para retirar todo o excesso de água, até que esteja bem sequinho e soltinho.
Misture todos os ingredientes e dê o ponto de quibe com a farinha de mandioca e/ou farinha de rosca. Conforme o tipo da mandioca, o preparo pode pedir menos ou mais farinha.
Molde os quibes, besunte todos eles com azeite e coloque em uma fôrma levemente untada. Asse por aproximadamente 1 hora ou até dourar.
Pronto, é só servir com seu molhinho favorito e limão. Se desejar, congele, ou guarde na geladeira por até 4 dias.
Confira também a receita do quibe de quinoa e abóbora, aqui.
Comments