Rösti de Batata-doce

Atualizado: Mai 15



Hoje vou te ensinar a fazer uma receita para você se inspirar no jantar desta Segunda Sem Carne.

É uma receita rápida que leva no máximo 5 ingredientes e para acompanhar você pode fazer um salteado de cogumelos ou vegetais da estação, uma salsa picante e pronto!


É uma receita que você não precisa de muito para preparar. Quando eu morei um tempo na praia do Espelho lá na Bahia, em meados de 2010, tínhamos um fogãozinho de duas bocas, uma frigideira e uma pequena panela. Lembro de fazer este prato algumas vezes, variando com inhame, batata-doce ou cará. Era uma estrutura realmente pequena para cozinhar, por isso te digo, não precisamos de muito para este preparo. Algumas vezes costumo temperar com alguma erva, mas só a batata fica uma delícia, com ou sem a cebola, e recheado também fica uma delícia!


O Rösti é um prato suíço preparado geralmente com batatas. Para esta versão elaborada com batata-doce, me inspirei no rösti que o grande amigo Pierre faz.



Roesti de batata-doce

1 porção | 20 minutos


1 batata-doce média

1/2 cebola em rodelas

Sal

Pimenta-do-reino moída na hora

Azeite de oliva extravirgem


1. Rale a batata e misture com a cebola, o sal e um fio de azeite, mexa bem e reserve.

2. Aqueça uma frigideira individual de ferro, ou outro material antiaderente, coloque um fio de azeite e deixe percorrer toda a superfície. Então distribua a mistura de batata, abaixe o fogo e deixe por 10 minutos ou até dourar. Se você tentar virar e o preparo estiver grudado no fundo da frigideira, não entre em pânico, assim que a batata dourar ela formará uma casquinha que vai permitir que seja virada.

3. Vire o preparo e doure bem o outro lado. Sirva com salsa de tomate picante e abacate.


A receita é para uma porção, indico preparar em uma frigideira de ferro pequena. Em quantidades maiores é bom ter uma certa prática ao virar o preparo.

109 visualizações1 comentário