top of page

Salsa cremosa de tofu com alfavaca

Atualizado: 12 de mai. de 2021



Hoje tomei coragem e fiz um quibe de abóbora que servi com esta salsa muito cremosa, ela foi temperada com a alfavaca do campo e ficou divina. O pessoal raspou o prato, então fiquei com muita vontade de compartilhar com vocês a receita. Mas antes queria te contar sobre esta alfavaca que outro dia plantei em uma vaso na entrada da cozinha, que por algum motivo a erva não se desenvolveu muito bem. Alguns meses se passaram e a erva brotou no jardim que temos na frente de casa. Provavelmente as sementinhas voaram alto, ultrapassaram o muro e se acomodaram em um lugar favorável com muito sol e um solo meio ruim. De verdade? Acho que ela não tava satisfeita no vaso. Hoje ela está bem feliz e parece estável, cresce com vigor e está com muitas flores.


A alfavaca do campo, Ocimum campechianum, tem um aroma muito especial. Eu adoro usar ela em pratos mediterrâneos como o quibe ou outros preparos que combinam com a pimenta-síria. Esta variedade de alfavaca rende uma infusão maravilhosa, super aromática e é especialmente benéfica para o sistema respiratório.


As alfavacas são muito parecidas com os manjericões, mas eu acho elas sutilmente diferentes. O manjericão é bem mais aromático enquanto que a alfavaca é levemente mais discreta e, do ponto de vista visual, observei que elas tem as folhas mais “serrilhadas” nas extremidades laterais quando comparadas aos manjericões mais comuns. Estou aprendendo muito com elas!


Salsa cremosa de tofu e alfavaca


500g de tofu soft (aquela variedade mais mole)

Folhas de alfavaca à gosto (usei cerca de 30-40 folhas grandes da variedade alfavaca do campo, mas com outras variedades também funcionam)

2 dentes de alho

Azeite de oliva à gosto

Sal à gosto

Pimenta do reino à gosto


  1. Amasse levemente o tofu e descarte o soro. Coloque tudo no liquidificador e processe até virar um creme. Se precisar adicione um pouco de água.

  2. Ajuste o sal e a pimenta e sirva.

86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page