top of page

Semente de jaca marinada com pimenta e ervas





Jacas são o máximo. Para algumas pessoas, é um deleite dos deuses. Para outras, no entanto, o sabor denso e bastante adocicado chega a ser repulsivo. Jaca é assim mesmo: ou você ama, ou odeia.


Se está madura, não existe nada melhor que a fruta pura. Ainda verde, pode ser usada em preparos salgados, refogada, escaldada ou cozida. Sem muita mão de obra, torna-se um prato principal pra ninguém botar defeito. Rende de um refogado simples no óleo de coco com coentro fresco e sal a moquecas.


Mais surpreendente ainda são as sementes. Cozidas em água e sal, adquirem textura similar à da castanha portuguesa e podem ser douradas na gordura com um pouco de sal e pimenta moída. Nesta postagem, entretanto, vou te contar como preparar a semente da jaca de um jeito que gosto bastante que é marinada com temperos, fica uma delícia! A primeira vez que preparei foi em 2010 no sul da Bahia, o resultado você confere aqui =)



Semente de jaca marinada com pimenta e ervas


1 xícara de chá de sementes de jaca

1 pimenta dedo de moça

Folhas de manjericão fresco a gosto

1 colher de sopa de salsinha fresca picada

Folhas de orégano fresco a gosto

1/2 xícara de chá de azeite de oliva extravirgem

sal a gosto

páprica picante a gosto

suco de 1 limão

1 dente de alho amassado


  1. Separe as sementes da fruta com ajuda de uma faquinha. Coloque as sementes para ferver numa panela com água e sal por 8 minutos, aproximadamente. Escorra, dê um choque térmico e descasque uma a uma. Reserve.

  2. Retire as sementes da pimenta, pique-a em cubinhos e misture com os demais ingredientes. Coloque sobre as sementes, misture bem e leve à geladeira para marinar de um dia para o outro.

  3. Sirva como acompanhamento, junto com um pão italiano, ou sobre folhas verdes.


Esta receita foi publicada em março de 2010 na coluna Papos de cozinha na revista Bons Fluídos.


39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page