Jacas são o máximo. Para algumas pessoas, é um deleite dos deuses. Para outras, no entanto, o sabor denso e bastante adocicado chega a ser repulsivo. Jaca é assim mesmo: ou você ama, ou odeia.
Se está madura, não existe nada melhor que a fruta pura. Ainda verde, pode ser usada em preparos salgados, refogada, escaldada ou cozida. Sem muita mão de obra, torna-se um prato principal pra ninguém botar defeito. Rende de um refogado simples no óleo de coco com coentro fresco e sal a moquecas.
Mais surpreendente ainda são as sementes. Cozidas em água e sal, adquirem textura similar à da castanha portuguesa e podem ser douradas na gordura com um pouco de sal e pimenta moída. Nesta postagem, entretanto, vou te contar como preparar a semente da jaca de um jeito que gosto bastante que é marinada com temperos, fica uma delícia! A primeira vez que preparei foi em 2010 no sul da Bahia, o resultado você confere aqui =)
Semente de jaca marinada com pimenta e ervas
1 xícara de chá de sementes de jaca
1 pimenta dedo de moça
Folhas de manjericão fresco a gosto
1 colher de sopa de salsinha fresca picada
Folhas de orégano fresco a gosto
1/2 xícara de chá de azeite de oliva extravirgem
sal a gosto
páprica picante a gosto
suco de 1 limão
1 dente de alho amassado
Separe as sementes da fruta com ajuda de uma faquinha. Coloque as sementes para ferver numa panela com água e sal por 8 minutos, aproximadamente. Escorra, dê um choque térmico e descasque uma a uma. Reserve.
Retire as sementes da pimenta, pique-a em cubinhos e misture com os demais ingredientes. Coloque sobre as sementes, misture bem e leve à geladeira para marinar de um dia para o outro.
Sirva como acompanhamento, junto com um pão italiano, ou sobre folhas verdes.
Esta receita foi publicada em março de 2010 na coluna Papos de cozinha na revista Bons Fluídos.
コメント