top of page

Tabule com farinha d'água




Esta semana preparei falafel e chamei os amigos para jantar em casa, quis servir algo que combinasse com o prato, mas que ao mesmo tempo tivesse um toque de brasilidade. Então, preparei um tabule com a farinha d'água que meu pai trouxe do Pará. É a mesma receita tradicional do tabule, apenas troquei o trigo pela farinha de mandioca.


O que é a farinha d'água?


É uma farinha de mandioca tradicional da região Norte, que passa por um processo de fermentação específico. A mandioca fica imersa no rio até que a casca solte, depois a mandioca é descascada e volta pra água para pubar (fermentar), depois é amassada e vai para a secagem e torra. Cada família tem sua forma de fazer, mas ela é sempre fermentada, trazendo um sabor levemente ácido para a iguaria. O aspecto desta farinha é mais graúda e durinha, perfeita para hidratar e fazer cuscuz, tabule, chibé e outros preparos que ainda vamos descobrir. A farinha de mandioca é uma boa alternativa para quem tem intolerância ao glúten em preparos como este que vou te contar =)


Onde encontrar farinha d'água?

Se você mora na região Norte do país, não terá problemas em encontrar. Nas demais regiões, recomendo buscar no Mercado Central da sua cidade, mais conhecido como "Mercadão", e buscar por casas que comercializam produtos do Norte e Nordeste. Pode ser que você também não encontre no Mercadão da sua região, neste caso a compra online pode ser a melhor opção.






Tabule com farinha d’água


1 1/2 xícara de farinha de mandioca tipo d’água

1 xícara de água

3 tomates

1 pepino

1 cebola roxa

Salsinha picada a gosto

Hortelã picada a gosto

Suco de 2 limões

Azeite de oliva a gosto

Pimenta do reino a gosto

Sal


  1. Coloque a farinha em um recipiente e cubra com a água, mexa bem e deixe hidratar por aproximadamente 20 minutos ou até a farinha ficar macia, mexa com um garfo a cada 5 minutos para que fique bem soltinha.

  2. Pique a cebola e coloque em um potinho, cubra com água e deixe descansar por 10-15 minutos, este processo vai suavizar a potência da cebola crua.

  3. Lave os tomate e corte ao meio, retire as sementes e separe para algum outro preparo (como um molho), pique o tomate em cubos e coloque em um recipiente.

  4. Corte o pepino em cubinhos e misture com o tomate, a cebola escorrida, as ervas, o suco do limão, sal, azeite e pimenta, mexa bem e então misture com a farinha hidratada.

  5. Ajuste o sal e sirva.

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page