Uma receita da Sicília, perfeita e ao mesmo tempo super prática.
O pesto trapanese, também conhecido como pesto alla siciliana ou pesto rosso, é uma variação do pesto genovês de manjericão, que ao invés de pinoli leva amêndoas e a base fica por conta do tomate, um ingrediente característico da cozinha siciliana. Esta receita está no meu novo Jardim Comestível - cozinha mediterrânea à brasileira e é super fácil de fazer! Basta misturar os ingredientes do pesto no processador, ou em um pilão de pedra, até ficar homogêneo e pronto. Uma vez que o pesto esteja pronto é só misturar com a massa recém-cozida e servir. Se quiser deixar mais chiquetoso, a dica é finalizar com rúcula e azeitonas que, juntas, dão um toque final ao prato. Você pode preparar o pesto com dois dias de antecedência, depois é só escolher a massa de sua preferência, com ou sem glúten, fresca ou seca, ao gosto da família. ;D
Eu gosto muito de fazer esta receita com o tomate seco, ao invés do fresco, pois o sabor fica mais intenso e também posso fazer o pesto com alguns dias de antecedência. Te conto a receita na íntegra:
Tagliatelle com Pesto Trapanese, Rúcula e Azeitonas
2-3 porções | 30 minutos
300 g de tagliatelle ou de outra massa
Pesto alla trapanese
100 g de tomate seco
1/2 xícara de azeite de oliva extravirgem
1/2 xícara de amêndoas
1 dente de alho
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Folhas de manjericão
Para finalizar
Rúcula
Azeitonas pretas
Pimenta-do-reino
1. Para fazer o pesto, coloque todos os ingredientes no processador, até ficar cremoso, ajustando o sal caso necessário.
2. Cozinhe a massa em água fervente, com sal, no tempo indicado na embalagem, escorra e misture ao pesto*. Finalize com rúcula fresca e azeitonas.
* Para deixar o pesto mais líquido, a dica é diluí-lo com um pouco da água do cozimento da massa, antes de misturá-los.
Foto: Camila Fontenele
Comments