Tagliatelle com Pesto di Trapani

Atualizado: Mai 15

Uma receita da Sicília, perfeita para servir em um jantar a dois, e ao mesmo tempo prática, afinal o dia dos namorados deste ano cai bem no meio da semana e nada melhor que uma pitada italiana para deixar a data ainda mais charmosa.



O pesto trapanese, também conhecido como pesto alla siciliana ou pesto rosso, é uma variação do pesto genovês de manjericão, que ao invés de pinoli leva amêndoas e a base fica por conta do tomate, um ingrediente característico da cozinha siciliana. Esta receita estará no meu novo livro e é super fácil de fazer! Basta misturar os ingredientes do pesto no processador, ou em um pilão de pedra, até ficar homogêneo e pronto. Uma vez que o pesto esteja pronto é só misturar com a massa recém-cozida e servir. Se quiser dar upgrade para surpreender, a dica é finalizar com rúcula e azeitonas que, juntas, dão um toque final ao prato. Você pode preparar o pesto com dois dias de antecedência, depois é só escolher a massa de sua preferência, com ou sem glúten, fresca ou seca, ao gosto do casal. ;D

Eu gosto muito de fazer esta receita com o tomate seco, ao invés do fresco, pois o sabor fica mais intenso e também posso fazer o pesto com alguns dias de antecedência. Te conto a receita na íntegra:

Tagliatelle com Pesto Trapanese, Rúcula e Azeitonas

2 porções  | 30 minutos

300 g de tagliatelle ou de outra massa

Pesto alla trapanese

100 g de tomate seco

1/2 xícara de azeite de oliva extravirgem

1/2 xícara de amêndoas

1 dente de alho

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

Folhas de manjericão

Para finalizar

Rúcula 

Azeitonas pretas

Pimenta-do-reino

1. Para fazer o pesto, coloque todos os ingredientes no processador, até ficar cremoso, ajustando o sal caso necessário.

2. Cozinhe a massa em água fervente, com sal, no tempo indicado na embalagem, escorra e misture ao pesto*. Finalize com rúcula fresca e azeitonas.

* Para deixar o pesto mais líquido, a dica é diluí-lo com um pouco da água do cozimento da massa, antes de misturá-los.


Foto: Camila Fontenele

74 visualizações