top of page

Natal tropical: cardápio vegetariano à brasileira


Para aqueles que buscam um cardápio de Natal com pratos mais leves e com uma pitada tropical (sem aqueles elementos que remetem ao inverno), minha sugestão este ano é uma moqueca com cogumelos, que chamo carinhosamente de alucinante. Ela é deliciosa e vou te contar em detalhes neste post, a receita também está na p.258 do meu livro "Jardim Comestível - cozinha mediterrânea à brasileira”.




Aliás, se você já tem o livro, também escolhi uma composição de receitas como sugestão para a ceia. O cardápio sugerido adorna bem a moqueca e, também, leva ingredientes que são relativamente fáceis de se encontrar nesta época do ano, confira:


Moqueca alucinante p.259


Arroz cateto (se quiser incrementar, finalize com Tfaya p.49)


Castanha-do-pará assada com ervas frescas p.124 (excelente como aperitivo)


Salada de abacaxi com uva passa e cebola roxa p.191




Tinto de verano p.211



Comecei a olhar com outros olhos para o cardápio de Natal quando decidi tirar a carne do prato, 23 anos atrás. Para além da carne, o que mais me impressiona é a persistência na curadoria dos elementos que remetem ao inverno. Em pleno verão brasileiro, o peru é só um detalhe.


O ano passado também fiz uma sugestão de cardápio com ingredientes bem brasileiros (com a moqueca de caju reinando), acesse aqui para conferir esta outra opção: https://www.jardimcomestivel.com.br/post/natal-tropical-um-card%C3%A1pio-com-ingredientes-brasileiros


Vamos falar sobre a moqueca de cogumelos? A principal dica é deixar os cogumelos (inteiros) marinando por alguns minutos antes de colocar na panela. Uma outra dica de ouro é usar um leite de coco preparado em casa: basta bater o coco fresco com água morna, coar e utilizar (a polpa do coco pode ser usada em uma farofa ou outro preparo que desejar).


Se você não tem uma panela de barro própria para moquecas, busque uma com fundo mais grosso que vai dar tudo certo, o importante aqui é a intenção da celebração. Feliz Natal =)


Moqueca alucinante

(3 porções)


400 kg de shiitake

2 limões

5 dentes de alho amassados

1 pimenta dedo-de-moça sem sementes

2 colheres de sopa de óleo ou azeite de oliva

2 cebolas em fatias

Coentro picado a gosto

1 pimentão vermelho em tiras

1 pimentão amarelo em tiras

10 tomates maduros bem maduros, sem sementes e cortados em tiras

Folhas de manjericão freso a gosto

500 ml de leite de coco

Sal a gosto

Azeite de dendê ou Azeite extravirgem para finalizar

Coentro fresco picado para finalizar

Salsinha fresca picada para finalizar


1. Prepare uma marinada com os cogumelos*, pique a pimenta (sem as sementes) e misture com o suco de limão, o alho amassado, o coentro e a salsinha, não coloque sal. Verta a mistura sobre o cogumelo, misture bem e deixe marinar por no mínimo 30 minutos.


2. Em uma panela de barro refogue a cebola com os pimentões (sem as sementes), em seguida adicione os tomates. Desligue o fogo, adicione o manjericão e ajuste o sal. Reserve.


4. Na mesma panela de barro: faça uma cama com 1/3 do refogado de pimentão, uma camada com metade dos cogumelos e salpique sal. Coloque mais uma camada de pimentão com tomate, uma de cogumelos com sal e termine com o restante do refogado.


5. Leve ao fogo alto e, assim que começar a ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos com a panela semiaberta. Coloque o leite de coco e cozinhe por mais 5 minutos.


6. Finalize com sal, azeite extravirgem ou dendê, coentro fresco e salsa fresca.


  • Detalhe: não lave os cogumelos, se necessário tire resíduos de sujeira com um paninho ou papel toalha.


Para adquirir o livro Flora Comestível do Brasil - receitas vegetarianas, basta acessar este link: https://jardimcomestivel.lojavirtualnuvem.com.br/produtos/jardim-comestivel-cozinha-mediterranea-a-brasileira-2-edicao/

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page