top of page

Banana pão assada com melado

Atualizado: 15 de mai. de 2020


Tem uma coisa muito gostosa que é bem fácil de fazer com banana-pão. Aliás, você conhece essa banana? Também conhecida como banana-figo ou banana-sapo é uma variedade boa para cozinhar, ela tem a polpa mais pastosa que a banana-da-terra e seu sabor é bem diferenciado. Meu pai sempre gostou de assá-la inteira, com casca e tudo, mas também fica boa na brasa ou no meio de tortas e na forma de purê. Quando for fazer torta, não espere que ela solte aquela calda adocicada ao assar como acontece com a nanica, não. A banana-pão é mais seca, mas é bem macia e não é tão doce, por isso gosto da combinação com melado.


Vou te contar a receita de como aprendi a assar banana-pão, de maneira simples, com minha família. Aqui é uma versão doce, mas ela vai bem com sal também, no café da manhã ou da tarde. É boa de qualquer jeito, até cozida naquelas sanduicheiras elétricas, sabe? É só a deixar ali, até ficar com a casca bem preta e pronto.


Esta banana da foto eu consegui aqui na minha cidade, em Sorocaba, na feira orgânica do Campolim. Ela é produzida no Sítio Oliveira e quando tenho sorte consigo encontrá-la na feira. Quase sempre a fazemos assada, assim desse jeitinho que vou te contar. Parece que quanto mais simples a receita, melhor. Né?



Banana-pão assada com melado

6 porções

Tempo de preparo: 20 minutos


1/2 dúzia de banana-pão

Melado orgânico


1. Preaqueça o forno a 180 graus.

2. Coloque as bananas, com casca, em uma fôrma e leve ao forno até que fiquem macias (geralmente a casca se rompe).

3. Abra cuidadosamente cada banana e sirva com melado.


Foto: Camila Fontenele

Ao compartilhar este post, favor indicar a fonte..

271 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page