É só chegar a época de manga, que a fruteira fica transbordando. Mesmo não sendo uma fruta originalmente brasileira, já faz parte de nossa história e foi incorporada em muitas receitas tradicionais.
Ao observar as culturas indiana, vietnamita e thailandesa, podemos perceber que a manga tem um lugar especial na tradição culinária local e temos muito o que aprender com elas. Explorada tanto na forma salgada, quando, por exemplo, combinada com coentro e pimenta, assim como na forma doce, elaborada com diversas especiarias, a manga se torna uma fruta versátil e muito bem aproveitada em qualquer parte do cardápio, seja numa salada, num prato principal ou numa sobremesa.
Para quem restringe o consumo de açúcar, a manga é perfeita como base de muitas receitas sem precisar adicionar outro adoçante, pois a própria fruta faz este papel naturalmente. Fica deliciosa na forma de sorvete, em cremes, sucos, recheando tortas e bolos, como geléia e inclusive na tigela de açaí. Manga combina com gengibre, maracujá, canela, cardamomo (que delícia!), coentro, coco, cebola roxa, pimenta dedo-de-moça, cacau e muitos outros ingredientes tropicais.
Gosto muito de preparar um creme de manga e maracujá, temperar com cardamomo e enriquecer com leite de coco, a textura aveludada e o doce natural são perfeitos e é esta receita que eu vou te contar. Para complementar, naquele dia mais especial, vale preparar uma calda de cacau caseira. A calda de cacau você pode inclusive fazer com a massa de cacau ralada, também conhecido como liquor*, caracterizando um sabor mais rústico à receita. Esta calda eu faço sempre, ela também fica perfeita como cobertura do bolo de cenoura. Para uma opção de sobremesa 100% adoçada com frutas, experimente adicionar à calda um purê de tâmara, dissolvendo a tâmara amassada com um pouco de água quente.
Creme de frutas amarelas com calda de cacau
3 porções
Tempo de preparo: 10 minutos
2 mangas bem maduras
1 maracujá
100 ml de leite de coco fresco
5 cardamomos
Calda
2 colheres de sopa de cacau em pó ou massa de cacau ralada
2 colheres de sopa de açúcar de coco, mascavo ou rapadura ralada ou melado
1 colher de sopa de óleo de coco
2 colheres de sopa de água
1 pitada de sal
1. Descasque a manga e corte em pedaços, processe no liquidificador com as sementes de cardamomo, o maracujá e o leite de coco, até formar um creme.
2. Preencha pequenas taças com 2/3 do creme e leve para gelar.
3. Para a calda, coloque todos os ingredientes em uma frigideira e leve ao fogo. Cozinhe em fogo baixo, mexendo, até formar uma calda brilhante, lisa e encorpada. Finalize as taças com ela e, se preferir um efeito marmorizado, a distribua pelas laterais da taça antes de colocar o creme.
4. Finalize com flores de cosmos, gerânios ou outras flores comestíveis.
Foto: Camila Fontenele
Comments