top of page

Harissa com pétalas de rosas

Atualizado: 8 de ago. de 2020


Na casa de minha mãe sempre teve roseiras, uma paixão que ela cultivou em vida. Aprendi a gostar de rosas com ela.


Neste post eu vou te contar como preparar uma receita de harissa usando pétalas de rosa. Harissa é uma pasta apimentada típica do Magrebe (norte da África), feita basicamente com pimenta vermelha desidratada, alho, especiarias e azeite. Algumas tem sabor defumado, enquanto outras podem levar ingredientes diferenciados, como é o caso desta receita. O sabor da flor combina muito bem com o pimentão assado, levemente adocicado e apimentado.


A harissa pode ser usada para enriquecer o sabor de receitas diversas como refogados, assados e molhos. Costuma ser picante, mas esta receitinha aqui é bem tranquila, usei uma pimenta dedo de moça desidratada no sol, inteira e com a semente. O sabor ficou bem agradável, ideal para quem está começando a se aventurar pela sensação picante. Se você gosta mesmo de pimenta, use pimenta tipo serrana, desidratada.


Certifique-se de que a rosa seja de cultivo livre de agrotóxico e, por favor, não use rosas de floricultura. Estas estão cheias de produtos tóxicos e não são comestíveis.


Use esta Harissa para temperar batatas e inhames assados, refogados, cozidos e em molhos.


Harissa com pétalas de rosas


2 unidades de pimentão vermelho maduro (tamanho grande ou 4 pequenos)

2 unidades de pimenta dedo de moça fresca ou 1 seca*

6-8 dentes de alho

100 ml de azeite de oliva

1/2 a 1 xícara de pétalas de rosas cultivadas sem agrotóxicos

1 colher de café de semente de cominho

1 colher de café de semente de coentro

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

Preaqueça o forno a 200 graus.


1. Lave os pimentões, besunte com azeite e leve ao forno até ficarem bem dourados em todos os lados, por cerca de 40 minutos.

2. Retire do forno, coloque em uma tigela e tampe. Deixe por alguns minutos e em seguida retire a pele e as sementes.

3. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e processe até ficar homogêneo.

Transfira o preparo para um vidro esterilizado, aguarde esfriar, cubra a superfície da harissa com azeite e tampe. Guarde na geladeira por até 30 dias.


*Observe que as pimentas são bem diferentes, algumas variedades são bem picantes. Gosto de usar a dedo de moça pois a picância é mais leve, já as pimentas secas são mais fortes. Use a pimenta a gosto.

212 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page