top of page

Risoto de cenoura com laranja e tomilho

Atualizado: 15 de mai. de 2020



Cenoura da horta, fresquinha!


Você sabia que pelas folhas da cenoura conseguimos ver se estão frescas? As mais jovens geralmente são vendidas com as folhas e podem ser consumidas com a pele. Cenouras que já foram colhidas há alguns dias podem ter a pele somente raspada com as costas da faca e as mais velhas devem ser descascadas. Sabe por que isso é importante? Pois a vitamina está logo embaixo da pele, e quando descascamos perdemos parte dela. Procure fazer este risoto quando tiver cenouras frescas.


O leite de amêndoas uso na receita só em ocasiões especiais, ele enriquece muito o sabor mas encarece um pouco o prato, então é opcional. Ah, com o leite de castanha-do-pará também fica bom.




Risoto de cenoura, laranja e tomilho

Tempo de preparo: 40 minutos | 4 porções


250 g de arroz arbóreo ou arroz cateto polido (fica ótimo com o cateto polido da Volkman)

400 g de cenoura fresca

2 colheres de chá de cúrcuma fresca ralada

1 alho-poró picado

1 cebola picada

1-2 litros de caldo de legumes

1 taça de vinho branco

300 ml de leite de amêndoas

3 laranjas (suco e raspas)

6 colheres de sopa de azeite de oliva

ramos de tomilho

5 colheres de sopa de salsinha picada

Sal

Pimenta branca

Flores de coentro para finalizar

Chermoula para acompanhar

1. Lave bem a cenoura e retire a casca se for necessário (cenouras jovens podem ficar com a casca), corte em rodelas e cozinhe com uma xícara de água até ficarem macias. Deixe esfriar e processe com a água até ficar um creme.

2. Em uma panela coloque metade do azeite e doure a cebola e o alho-poró até ficarem transparentes. Em seguida adicione o arroz e a cúrcuma, mexa bem e coloque o vinho.

3. Quando todo o vinho evaporar, adicione 1 concha de caldo, mexa bem e em seguida adicione 1 concha do preparo de cenouras. Misture bem e assim que evaporar todo o líquido, adicione uma concha de leite de amêndoas. Siga adicionando os líquidos (caldo, creme de cenoura e leite de amêndoas) e mexendo até o arroz cozinhar e ficar al dente. Ajuste o sal e a pimenta.

4. Desligue o fogo e coloque o suco de laranja, as raspas, a salsinha, o restante do azeite e o tomilho, tampe e deixe descansar 5 minutos antes de servir. Finalize com a cenoura assada, folhas de cenoura e flores de coentro.


Cenoura assada com cominho

300 g de cenouras jovens

1 colher de café de cominho

Azeite

Sal

Preaqueça o forno a 200 graus. Lave e corte a cenoura de comprido ao meio, misture com o azeite e cominho e coloque em uma fôrma. Asse por 25 minutos ou até dourar. Retire do forno e acerte o sal.

198 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page