Você sabia que pelas folhas da cenoura conseguimos ver se estão frescas? As mais jovens geralmente são vendidas com as folhas e podem ser consumidas com a pele. Cenouras que já foram colhidas há alguns dias podem ter a pele somente raspada com as costas da faca e as mais velhas devem ser descascadas. Sabe por que isso é importante? Pois a vitamina está logo embaixo da pele, e quando descascamos perdemos parte dela. Procure fazer este risoto quando tiver cenouras frescas.
O leite de amêndoas uso na receita só em ocasiões especiais, ele enriquece muito o sabor mas encarece um pouco o prato, então é opcional. Ah, com o leite de castanha-do-pará também fica bom.
Risoto de cenoura, laranja e tomilho
Tempo de preparo: 40 minutos | 4 porções
250 g de arroz arbóreo ou arroz cateto polido (fica ótimo com o cateto polido da Volkman)
400 g de cenoura fresca
2 colheres de chá de cúrcuma fresca ralada
1 alho-poró picado
1 cebola picada
1-2 litros de caldo de legumes
1 taça de vinho branco
300 ml de leite de amêndoas
3 laranjas (suco e raspas)
6 colheres de sopa de azeite de oliva
ramos de tomilho
5 colheres de sopa de salsinha picada
Sal
Pimenta branca
Flores de coentro para finalizar
Chermoula para acompanhar
1. Lave bem a cenoura e retire a casca se for necessário (cenouras jovens podem ficar com a casca), corte em rodelas e cozinhe com uma xícara de água até ficarem macias. Deixe esfriar e processe com a água até ficar um creme.
2. Em uma panela coloque metade do azeite e doure a cebola e o alho-poró até ficarem transparentes. Em seguida adicione o arroz e a cúrcuma, mexa bem e coloque o vinho.
3. Quando todo o vinho evaporar, adicione 1 concha de caldo, mexa bem e em seguida adicione 1 concha do preparo de cenouras. Misture bem e assim que evaporar todo o líquido, adicione uma concha de leite de amêndoas. Siga adicionando os líquidos (caldo, creme de cenoura e leite de amêndoas) e mexendo até o arroz cozinhar e ficar al dente. Ajuste o sal e a pimenta.
4. Desligue o fogo e coloque o suco de laranja, as raspas, a salsinha, o restante do azeite e o tomilho, tampe e deixe descansar 5 minutos antes de servir. Finalize com a cenoura assada, folhas de cenoura e flores de coentro.
Cenoura assada com cominho
300 g de cenouras jovens
1 colher de café de cominho
Azeite
Sal
Preaqueça o forno a 200 graus. Lave e corte a cenoura de comprido ao meio, misture com o azeite e cominho e coloque em uma fôrma. Asse por 25 minutos ou até dourar. Retire do forno e acerte o sal.
Comments