Puxurí, uma especiaria brasileira

Especiarias

Postado em

25 de jan. de 2026

Autora

Rita Taraborelli

Puxurí, paxíri

[Licaria puchury-major]

Puxuri, taí uma especiaria muito interessante, versátil e brasileira. Também conhecida como pixurí ou pichuri, é chamada de noz-moscada brasileira. Nativo da amazônia, o puxuzeiro é responsável por esta semente aromática que fica ótima para temperar banana, mandioca, batata, inhame, cará, milho e outros ingredientes de sabor suave. Eu gosto bastante desta especiaria, sempre que posso uso nos preparos e também sugiro em algumas receitas dos meus livros.

Não me lembro ao certo quando e onde conheci o puxuri, mas foi durante o período que cozinhava como personal chef e também em pequenos eventos. Nesta época eu saía garimpando os ingredientes, viajava muito, frequentava muitas feiras e sempre voltava com vários pacotinhos pra casa. E toda vez que eu servia algum preparo temperado com essa sementinha aromática, percebia o quanto as pessoas a desconheciam em toda a sua versatilidade. Precisamos falar mais sobre ela.

O uso é tal como o da noz-moscada, com parcimônia. Não é preciso colocar muito, um pouquinho dela ralada na hora já é o suficiente. Gosto bastante de temperar "doces de padaria” como bolos, biscoitos, torta de banana e granolas, também a ganache de chocolate e o sorvete de banana (receita abaixo). Nos preparos salgados sugiro experimentar colocar o puxuri no nhoque, no hambúrguer de mandioquinha, no creme de inhame, no bechamel, entre outros. Encontrei algumas anotações de receitas e pretendo aos poucos compartilhar com vocês por aqui.

Para quem quer começar a usar e não sabe como, lembre-se que o nosso puxuri é semelhante à noz-moscada, ou seja, vai bem em quase tudo que você já temperou com ela. Para quem já cozinha, fica fácil. Além do uso culinário, a especiaria é indicada na medicina folclórica como calmante e auxiliar no tratamento de insônia.

Onde encontrar? Bom, assim como muitas ervas e especiarias da nossa cultura, você pode encontrar nas famosas e populares "casa de ervas”, se você tiver sorte. Nestes locais o valor é bem acessível, mas nem sempre a encontramos, pois cada “casa" é diferente. Um outro lugar mais certeiro, porém mais gourmetizado e caro, é a marca Bombay que vende inúmeros condimentos. Funciona se você morar nos grandes centros. Uma outra excelente opção é pelo Mercado Livre, cuja venda na maior parte das vezes é feita em grandes quantidades, mas vira e mexe tem alguém vendendo de pouquinho. Não precisamos de muito.

Confira alguns livros onde recomendo o puxuri em receitas:

Flora Comestível do Brasil - receitas vegetarianas e também

Nossa Cozinha Vegetariana - 100 receitas veganas e acessíveis para o dia a dia

Paz, Amor e Granola


Outras receitas de

Especiarias

Especiarias

25 de jan.

Puxurí, uma especiaria brasileira