Creme de Taioba com Mandioca

Atualizado: Mai 15

Dois ingredientes tipicamente brasileiros, juntinhos, em uma deliciosa receita. Um prato gostoso e versátil que costumo servir como purê, mas que já fiz algumas vezes como sopa e vai super bem neste friozinho que vem chegando, basta dosar a quantidade de água. Meu filho de 1 aninho ama este creme.



Gosto de usar a mandioca amarela porque ela é saborosa, macia e cozinha rápido. Procure conversar com o produtor na feira e pergunte qual é a variedade que ele produz, vale a pena optar pela amarela.


Se você planta a sua taioba e já sabe quem ela é, ótimo, caso contrário atente-se em adquirir uma taioba que você tenha certeza de que seja comestível, pois algumas variedades podem ser tóxicas, como é o caso da taioba brava (veja este vídeo caso tenha dúvidas ao diferenciar a taioba comestível). Se você for plantar em casa é bacana pegar a muda de uma fonte segura, alguém que já faça o cultivo para consumo da planta.

Plantando taioba em casa

As primeiras vezes que preparei este prato fiz com cebola dourada na manteiga de garrafa, mas recentemente provei com alho no azeite e ficou fantástico. Achei bem mais gostoso na verdade, sem contar que a receita ficou sem nenhum ingrediente de origem animal, perfeita para esta Segunda Sem Carne.


A receita é bem prática e rápida, principalmente se a mandioca já estiver descascada. Enquanto a mandioca cozinha você prepara os demais ingredientes, não tem segredo.


Creme de Taioba com Mandioca


1 kg de mandioca amarela

1 folha grande de taioba ou 2 pequenas

7 dentes de alho fatiados

Azeite de oliva

Sal


1. Descasque a mandioca e cozinhe em água e sal até ficar macia. Enquanto isso, prepare os demais ingredientes.

2. Retire as partes mais fibrosas da folha. Ferva 1 litro de água, aproximadamente, e mergulhe a folha de taioba até ela amolecer, retire da água e reserve.

3. Aqueça uma frigideira e doure os dentes de alho no azeite.

4. Coloque no liquidificador a mandioca (sem o fio central), a taioba, o alho dourado com o azeite, um pouco de água (pode usar a água do cozimento da mandioca) e processe até ficar cremoso. Ajuste o sal, finalize com um fio de azeite, mexa bem e sirva. Provavelmente você precisará processar em 2 ou 3 etapas para não sobrecarregar o liquidificador. Para o purê use pouca água e para a sopa aumente a quantidade de água.


Foto: arquivo pessoal



102 visualizações