Dois ingredientes tipicamente brasileiros, juntinhos, em uma deliciosa receita. Um prato gostoso e versátil que costumo servir como purê, mas que já fiz algumas vezes como sopa e vai super bem neste friozinho que vem chegando, basta dosar a quantidade de água. Meu filho de 1 aninho ama este creme.
Gosto de usar a mandioca amarela porque ela é saborosa, macia e cozinha rápido. Procure conversar com o produtor na feira e pergunte qual é a variedade que ele produz, vale a pena optar pela amarela.
Se você planta a sua taioba e já sabe quem ela é, ótimo, caso contrário atente-se em adquirir uma taioba que você tenha certeza de que seja comestível, pois algumas variedades podem ser tóxicas, como é o caso da taioba brava (veja este vídeo caso tenha dúvidas ao diferenciar a taioba comestível). Se você for plantar em casa é bacana pegar a muda de uma fonte segura, alguém que já faça o cultivo para consumo da planta.
As primeiras vezes que preparei este prato fiz com cebola dourada na manteiga de garrafa, mas recentemente provei com alho no azeite e ficou fantástico. Achei bem mais gostoso na verdade, sem contar que a receita ficou sem nenhum ingrediente de origem animal, perfeita para esta Segunda Sem Carne.
A receita é bem prática e rápida, principalmente se a mandioca já estiver descascada. Enquanto a mandioca cozinha você prepara os demais ingredientes, não tem segredo.
Creme de Taioba com Mandioca
1 kg de mandioca amarela
1 folha grande de taioba ou 2 pequenas
7 dentes de alho fatiados
Azeite de oliva
Sal
1. Descasque a mandioca e cozinhe em água e sal até ficar macia. Enquanto isso, prepare os demais ingredientes.
2. Retire as partes mais fibrosas da folha. Ferva 1 litro de água, aproximadamente, e mergulhe a folha de taioba até ela amolecer, retire da água e reserve.
3. Aqueça uma frigideira e doure os dentes de alho no azeite.
4. Coloque no liquidificador a mandioca (sem o fio central), a taioba, o alho dourado com o azeite, um pouco de água (pode usar a água do cozimento da mandioca) e processe até ficar cremoso. Ajuste o sal, finalize com um fio de azeite, mexa bem e sirva. Provavelmente você precisará processar em 2 ou 3 etapas para não sobrecarregar o liquidificador. Para o purê use pouca água e para a sopa aumente a quantidade de água.
Foto: arquivo pessoal
Comments