top of page

Fusili com cambuquira e raspas de limão

Atualizado: 15 de mai. de 2020




A abóbora já cresceu tanto pelo jardim de casa, que não temos mais como ignorar sua existência. Semana passada a Marinês veio aqui e quando viu nossa abóbora, não se aguentou e abriu um sorrisão. Contou de uma sopa que ela faz com os brotos e, na hora, me deu água na boca. Os brotinhos da planta deste fruto encantador são também conhecidos popularmente como cambuquira em muitas regiões do Brasil, e para quem não conhece, é bem saboroso, viu? A abóbora é uma planta completa do ponto de vista culinário e a cozinha italiana, na minha opinião, a sabe usar com maestria. As flores, os brotos e o fruto entram em receitas das mais elaboradas até as mais simples, como esta que vou te contar.


Bom, tudo isso para dizer que depois que a Marinês foi embora, fui pensar no cardápio para o almoço. Na verdade eu não tinha muito tempo para cozinhar. Aquele pé de abóbora olhou pra mim, eu olhei pra ele e não tive dúvida, comecei a caçar os brotinhos para preparar uma massa. Foi tão rápido, ficou tão bom, que depois de três dias tentaram reproduzir a receita aqui em casa novamente.




Preparei um fusili com cambuquira, algumas flores de abóbora que encontrei, pimenta-do-reino e raspas de limão. Usei as raspas do limão taiti mesmo e ficou maravilhoso. Ainda não provei com o siciliano, mas deve ficar incrível.


Fusili com brotos de abóbora e raspas de limão


500 g de fusili

1 bacia cheia de brotos de abóbora recém-colhidos

Flores de abóbora (opcional)

6 dentes de alho fatiados

Azeite de oliva a gosto

Raspas de 1 limão

pimenta-do-reino a gosto

sal a gosto


Para finalizar:

Amêndoas picadas (versão vegan)

ou

queijo pecorino ralado


1. Coloque uma panela com água para ferver. Enquanto isso, higienize os brotos e as flores. Abra as flores com cuidado e retire o pistilo, descarte, reserve as flores. Fatie a haste dos brotos e deixe as pontinhas e os brotinhos inteiros, reserve.

2. Cozinhe a massa conforme as instruções da embalagem.

3. Em uma frigideira doure o alho com o azeite e em seguida adicione os brotos, doure levemente até ficarem bem verdinhos e crocantes, coloque sal e reserve.

4. Escorra o macarrão, coloque um fio de azeite e disponha em uma travessa. Adicione os brotos salteados, as raspas do limão, a pimenta, o sal e um pouco mais de azeite. Mexa delicadamente e sirva.


Se desejar, finalize com amêndoas ou queijo pecorino ralado na hora.

115 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page