Hambúrguer de couve-flor e picão branco

Atualizado: Mai 15

Picão branco pode comer?

Sim. Vou te contar como fazer um hambúrguer de couve-flor e picão branco, que até as crianças vão gostar.

Comer picão pode parecer estranho, né? Soa esquisito aos ouvidos. Mas logo que provei já gostei, tem um gostinho suave e bom. Usei picão pela primeira vez quando ganhei do produtor Jeferson, ele me deu e comentou que fazia chá com a "erva daninha". Chegando em casa pesquisei em um livro que era da minha vó e descobri que o picão é muito bom para alergia e enfermidades da pele, foi então que preparei uma infusão para provar seu sabor. O gosto suave do picão me lembrou na mesma hora a delicadeza da couve-flor e dos aspargos.


O picão branco, Galinsoga parviflora, é uma planta herbácea nativa aqui da América do Sul, dá uma florzinha branca muito linda que lembra uma mini margarida. Apesar de ser usada tradicionalmente como tempero na culinária colombiana, por aqui ela é conhecida como mato, praga e até erva daninha. Aliás, esta planta preciosa está na listinha das PANC (plantas alimentícias não convencionais) e merece respeito. As folhas mais jovens, os brotos e as flores são comestíveis e podem ser usadas na forma de chá ou diretamente na receita. Nem sempre é fácil imaginar um prato com uma planta que não conhecemos, não é mesmo? Por isso gosto sempre de conhecer seu sabor antes de sair inventando. No hambúrguer ousei misturar o picão com a couve-flor e usei como base a quinoa, que serviu como um excelente meio para incorporar o picão e demais temperos.

Nada como ganhar um mato de presente, não é? Às vezes temos em casa e nem damos o valor que a planta merece.


Obrigada Jefferson, a vida vai te presentear em dobro!

Atenção no picão! Cuidado para não confundir o picão com outras plantas que não são comestíveis, como a tridax. Se ficar em dúvida, busque pelo nome científico.

Dica master: o Google Lens e alguns aplicativos como o plantsnap identificam a maioria das plantas com foto. Uma outra forma bacana é participar do grupo Identificação de plantas no facebook.



Hambúrguer de couve-flor e picão branco

*vegan


1 couve-flor pequena ralada (crua)

1 xícara de quinoa em grão

1 xícara de folhas jovens de picão

Folhas de manjericão

1/2 xícara de ramos jovens de picão (parte aérea e menos fibrosa) picados

1 cebola em rodelas

Noz-moscada

Sal

5 colheres de sopa de azeite extravirgem

Farinha de mandioca

Flores de picão


1. Lavar bem a quinoa para retirar a saponina e cozinhar em água até ficar "papa", adicione o sal somente após o cozimento.

2. Em uma frigideira doure a cebola, então adicione o manjericão, as folhas e hastes do picão, mexa e desligue o fogo.

3. Misture todos os ingredientes e forme uma massa, adicione a farinha de mandioca aos poucos até dar liga, ajuste o sal, adicione a noz-moscada e prove. Forme hambúrgueres e doure todos, ambos os lados, em uma frigideira de ferro com um fio de azeite. Sirva com as florzinhas do picão e molho de tomate.



Este hambúrguer foi produzido e oferecido na feirinha agroecológica do Sesc Sorocaba, durante programação do Dia Mundial da Alimentação de 2016.

78 visualizações