Também conhecida como macaúba, a bocaiuva é uma palmeira que dá um coquinho muito delícia e bem comum na região do Mato Grosso do Sul. Com a polpa do fruto é possível fazer uma farinha nutritiva e saborosa, sendo uma forma natural de conservá-la e um subproduto de fácil uso.
O sabor é bem amendoado e levemente adocicado, eu gosto bastante. Ela tem uma tonalidade caramelo que dá uma coloração muito interessante aos pães e demais preparos. Um ingrediente nativo que merece ser melhor explorado na nossa cozinha do dia a dia. Eu estou adorando conhecer mais a bocaiuva e por isso estou aqui compartilhando esta receita com vocês! ;)
Aqui eu uso a farinha de bocaiuva/macaúba que é feita com a polpa (e não com a amêndoa). Se você tiver acesso ao coquinho fresco, basta processar cerca de 200 g da polpa com água e seguir com o modo de preparo, talvez sendo necessário ajustar a quantidade de farinha.
Para saber mais sobre a farinha, confira este estudo.
Pão de fermentação natural com bocaiuva
200 g levain ativado*
400 ml de água
500 g farinha de trigo
90 g de farinha de bocaiuva ou 200 g da polpa fresca
Sal a gosto
*Confira como ativar o fermento neste post.
Misture o levain com a água, em seguida adicione os demais ingredientes até formar uma massa. Deixe descansar por 1 hora.
Faça dobras tipo “carta” na massa e deixe descansar por 30 minutos entre uma dobra e outra. Faça cerca de 3 dobras, seguindo os intervalos.
Coloque a massa dentro de um pote com tampa e leve à geladeira por uma noite ou cerca de 10-12 horas.
Passado o tempo de fermentação na geladeira, molde o seu pão e, em seguida, deixe descansando por 1 hora em um pano de algodão com farinha polvilhada.
Enquanto isso, aqueça o forno e junto coloque uma panela de barro ou ferro (com tampa) também para aquecer (a panela deve ser própria para ir ao forno).
Assim que a panela estiver bem quente, retire-a do forno, polvilhe um pouco de farinha e transfira delicadamente o pão para a panela.
Tampe a panela e leve ao forno. Asse por 30 minutos com a tampa e cerca de 15 sem a tampa (ou até dourar).
Retire o pão do forno e deixe que descanse sobre uma grelha.
Lindo trabalho
O quê é o levain?