Iniciaremos este novo ciclo com uma receita muito simples de fazer, que é o quibe de abóbora, perfeita para o outono. A abóbora é um fruto que representa muito esta estação. Ingrediente confortante, levemente doce e que, segundo a Ayurveda, tem a propriedade de “aterrar”, ajudando a equilibrar o elemento ar que é característica do outono.
Na tentativa de encontrar preparos fáceis de incluir na rotina e que também sejam bem aceitos pelo meu filho, este daqui tem tido sucesso. Vamos combinar que quibe não é uma receita muito prática se deixarmos tudo para fazer no mesmo dia, então a minha dica aqui é muito simples: separe o preparo em duas ou três etapas e faça bastante (para mais de uma refeição), o que valerá todo o esforço. O quibe dura uns 4 dias na geladeira e várias semanas no freezer (eu nunca congelo, mas dá certo!).
Preste atenção nas etapas:
Enquanto você prepara a janta, coloque para cozinhar ou assar a abóbora com a casca e, assim que esfriar, a leve para geladeira.
Pela manhã, hidrate o trigo – você também pode hidratá-lo na noite anterior, mas se a temperatura estiver quente, o deixe em água na geladeira (o que dificultará espremer o trigo, pois ele estará bem gelado).
Aproximadamente 1 hora e meia antes do almoço, finalize seu preparo!
Para acompanhar, recomendo a salsa cremosa de tofu e alfavaca, confira a receita aqui.
Quibe simples de abóbora
500 g de trigo para quibe
2 xícaras (aproximadamente) de abóbora japonesa/cabotiá cozida/assada e amassada com a casca
1 cebola roxa grande em cubinhos
1/4 de xícara de azeite de oliva
1 colher de café de canela em pó
1 pitada de cravo em pó
Pimenta-do-reino a gosto
Hortelã e salsinha picadas (opcional)
Sal a gosto
1 xícara (aproximadamente) de farinha de mandioca ou farinha de rosca (gosto até de misturar as duas)
Azeite para finalizar
Hidrate o trigo por no mínimo 5 horas. Se preferir, deixe por uma noite (se for hidratar por mais que 10 horas, melhor na geladeira).
Preaqueça o forno a 200 graus.
Escorra o trigo e esprema muito bem para retirar todo o excesso de água, até que esteja bem sequinho e soltinho.
Misture todos os ingredientes e dê o ponto de quibe com a farinha de mandioca e/ou farinha de rosca. Conforme o tipo da abóbora, e também se foi cozida ou assada, o preparo pode pedir menos ou mais farinha.
Molde os quibes, besunte todos eles com azeite e coloque em uma fôrma levemente untada. Asse por aproximadamente 1 hora ou até dourar.
Pronto, é só servir com seu molhinho favorito e limão. Se desejar, congele, ou guarde na geladeira por até 4 dias.
Confira também a receita do quibe de quinoa e abóbora, aqui.
Comments