top of page

Água aromatizada com flor de ora-pro-nóbis branca



Logo pela manhã entrei na cozinha e senti um cheiro diferente, lembrava algo úmido, terroso, ou até mesmo tostado. Comecei a achar que poderia ser alguma planta que tinha mofado dentro de casa, ou uma fruta começando a estragar... era um cheiro natural, mas não necessariamente ruim, era diferente de tudo. Continuei preparando o café da manhã, logo teria que levar meu filho pra escola, mas o cheiro era muito presente e eu não conseguia muito me concentrar. Quando olhei pela janela da cozinha, me deparei com uma grande cena: o pé de ora-pro-nóbis havia florido, estava carregado de flores, essas cobertas por abelhas que faziam um som bastante intenso. Quando abri a porta, adivinha! O cheiro que tentava desvendar dentro da cozinha estava fortíssimo lá fora, era o cheiro da flor de ora-pro-nóbis!!!



Todo ano observo que a florada acaba atraindo abelhas nativas, silenciosas e que não picam, mas este ano as africanas estavam em peso, o som era alto. E intenso. Fiquei com medo de chegar muito perto para sentir o cheiro e fiquei admirando de longe, as abelhas realmente faziam uma grande festa. O incrível é que a flor abre muito cedo e fecha logo no início da tarde, por isso, temos pouco tempo para apreciá-la.


As pessoas sempre me perguntam se podemos comer a flor da ora-pro-nóbis e a resposta é sim, seu consumo cru é permitido para a variedade de flores brancas, já as flores rosadas da ora-pro-nóbis precisam de tratamento antes por conta do excesso de oxalato. De qualquer forma, devemos sempre atentar para alguns cuidados e o primeiro é evitar oferecer a flor para pessoas alérgicas a pólen, pois é muito rica neste componente. O segundo quesito é tomar cuidado na hora da colheita justamente pelas abelhas, e a tendência é ter uma maior concentração pela manhã! E outro cuidado importante, e não menos importante, é com os espinhos. A ora-pro-nóbis é uma planta que carrega espinhos poderosos e super afiados. Próximo ao cálice da flor e dos frutos tem espinhos bem pequenos e finos, então é preciso manipular com muita atenção para que não fique nenhum e fazer uma limpeza minuciosa para evitar qualquer acidente.


Uma forma bastante interessante de provar a flor é pela água aromatizada. O sabor é bastante agradável, tem marcas florais, terrosas e também é levemente frutado, o retrogosto lembra um pouco a beterraba e a uvaia. O preparo da água é bastante simples e não exige nenhuma técnica sofisticada, a única questão é que você deve coar muito bem para não ingerir os espinhos finos – recomendo que use um tecido de voal ou algodão.





Confira o passo a passo abaixo:


Água aromatizada com flor de ora-pro-nóbis branca (Pereskia aculeata)

Um punhado de flores brancas de ora-pro-nóbis (aproximadamente 1 xícara)

2 litros de água filtrada

1 jarra

  1. Retire os espinhos com cuidado.

  2. Lave as flores com delicadeza em uma peneira.

  3. Coloque as flores em uma jarra e cubra com a água.

  4. Deixe as flores na água por algumas horas e assim que atingir um tom rosado, coe em tecido fino ou peneira bem fina (para evitar qualquer resquício de espinho).

  5. Se desejar, leve para gelar.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page