Logo pela manhã entrei na cozinha e senti um cheiro diferente, lembrava algo úmido, terroso, ou até mesmo tostado. Comecei a achar que poderia ser alguma planta que tinha mofado dentro de casa, ou uma fruta começando a estragar... era um cheiro natural, mas não necessariamente ruim, era diferente de tudo. Continuei preparando o café da manhã, logo teria que levar meu filho pra escola, mas o cheiro era muito presente e eu não conseguia muito me concentrar. Quando olhei pela janela da cozinha, me deparei com uma grande cena: o pé de ora-pro-nóbis havia florido, estava carregado de flores, essas cobertas por abelhas que faziam um som bastante intenso. Quando abri a porta, adivinha! O cheiro que tentava desvendar dentro da cozinha estava fortíssimo lá fora, era o cheiro da flor de ora-pro-nóbis!!!
Todo ano observo que a florada acaba atraindo abelhas nativas, silenciosas e que não picam, mas este ano as africanas estavam em peso, o som era alto. E intenso. Fiquei com medo de chegar muito perto para sentir o cheiro e fiquei admirando de longe, as abelhas realmente faziam uma grande festa. O incrível é que a flor abre muito cedo e fecha logo no início da tarde, por isso, temos pouco tempo para apreciá-la.
As pessoas sempre me perguntam se podemos comer a flor da ora-pro-nóbis e a resposta é sim, seu consumo cru é permitido para a variedade de flores brancas, já as flores rosadas da ora-pro-nóbis precisam de tratamento antes por conta do excesso de oxalato. De qualquer forma, devemos sempre atentar para alguns cuidados e o primeiro é evitar oferecer a flor para pessoas alérgicas a pólen, pois é muito rica neste componente. O segundo quesito é tomar cuidado na hora da colheita justamente pelas abelhas, e a tendência é ter uma maior concentração pela manhã! E outro cuidado importante, e não menos importante, é com os espinhos. A ora-pro-nóbis é uma planta que carrega espinhos poderosos e super afiados. Próximo ao cálice da flor e dos frutos tem espinhos bem pequenos e finos, então é preciso manipular com muita atenção para que não fique nenhum e fazer uma limpeza minuciosa para evitar qualquer acidente.
Uma forma bastante interessante de provar a flor é pela água aromatizada. O sabor é bastante agradável, tem marcas florais, terrosas e também é levemente frutado, o retrogosto lembra um pouco a beterraba e a uvaia. O preparo da água é bastante simples e não exige nenhuma técnica sofisticada, a única questão é que você deve coar muito bem para não ingerir os espinhos finos – recomendo que use um tecido de voal ou algodão.
Confira o passo a passo abaixo:
Água aromatizada com flor de ora-pro-nóbis branca (Pereskia aculeata)
Um punhado de flores brancas de ora-pro-nóbis (aproximadamente 1 xícara)
2 litros de água filtrada
1 jarra
Retire os espinhos com cuidado.
Lave as flores com delicadeza em uma peneira.
Coloque as flores em uma jarra e cubra com a água.
Deixe as flores na água por algumas horas e assim que atingir um tom rosado, coe em tecido fino ou peneira bem fina (para evitar qualquer resquício de espinho).
Se desejar, leve para gelar.
Comments