Arroz de cuxá

Vinagreira roxa

(Hibiscus acetosella)


Certo dia veio uma vinagreira em entrega de orgânicos, que acabei plantando no jardim. A planta cresceu muito, chegou a alcançar 3 metros e se enroscou com várias outras que estavam ao redor. Suas folhas, caules e hastes são de um tom que vai do roxo ao carmim, o que deixa muito bonito o jardim. Dizem que a planta foi trazida pelos africanos e assim incorporada na nossa cultura. Ela é comestível, medicinal e lá no Maranhão, inclusive, tem vários pratos com a vinagreira, que no sul do país é conhecida como hibisco. Tem a variedade verde (sabdariffa) e a roxa (acetosella). Os formatos e sabores são bem parecidos, creio que a maior diferença seja a visual, pois as tonalidades não só das folhas, mas também das flores, mudam bastante. Aliás, a flor dura somente um dia, e ela é linda e extremamente delicada. Adoro observar quando resolvem abrir.


No Maranhão tem um prato muito típico chamado arroz com cuxá ou arroz de cuxá, e eu vou te contar a minha versão dele. Tradicionalmente este prato é feito com camarão seco, mas vou omitir este ingrediente e ainda assim ficará muito saboroso. Gosto de moer as folhas no pilão de pedra, mas na falta de um você pode “machucar” as folhas com as costas da faca. Este prato pode ser feito com a folha verde ou roxa, mas particularmente gosto muito do aspecto que dá a vinagreira roxa, e inclusive acabo usando também a cebola roxa para ajudar na coloração do arroz. A planta o deixa com um sabor bem azedinho. Também agrega uma boa umidade ao preparo: como a vinagreira é parente do quiabo, ela também solta um pouco de baba, bem pouco na verdade, mas o suficiente para somar mais viscosidade, e eu adoro!



Arroz com cuxá


3 xícaras de arroz já cozido

1 maço de vinagreira (folhas novas)

2 dentes de alho

2 colheres de sopa de óleo de babaçu* ou outro que preferir

1 colher de óleo de sua preferência para refogar

1 cebola roxa em cubinhos

Salsinha picada a gosto

Pimenta fresca, sem a semente, picadinha (opcional)

Sal

Pimenta do reino a gosto (opcional)

1. Lave as folhas e descarte as hastes maiores e mais fibrosas.

2. Em um pilão amasse o alho e vá adicionando a vinagreira. Pilando, adicione o óleo de babaçu e pile até as folhas ficarem bem machucadas e darem uma murchada. Se não tiver um pilão, bata com as costas da faca nas folhas e as misture bem com o alho e o óleo (se desejar rasgue as folhas com mão para facilitar o processo).

3. Em uma frigideira de fundo grosso, doure a pimenta e a cebola no azeite, adicione o preparado de folhas piladas e mexa por 1 minuto. Acrescente o arroz e misture constantemente, por 3 minutos, ou até o envolver com os demais ingredientes. Confira a temperatura do arroz, ajuste o sal, pimenta e sirva.

*Procure usar o óleo apto para alimentação e não para cosmética.

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Sorocaba - São Paulo - Brasil