top of page

Lançamento do livro Flora comestível do Brasil - receitas vegetarianas

Atualizado: 4 de jan. de 2023

Com imensa alegria, venho aqui comunicar para vocês o lançamento do meu novo livro Flora comestível do Brasil - receitas vegetarianas. O conteúdo tem a colaboração da educadora Mônica Passarinho, do botânico Eric Kataoka e das fotógrafas Camila Fontenele e Milena Edelstein.



Esta não é mais uma obra sobre cozinha brasileira (de preparos e técnicas da dita "nossa cultura alimentar"), é, sobretudo, um estudo prático de receitas vegetarianas em que plantas comestíveis da flora autóctone entram como elemento principal do prato. E, para cada composição, utilizo também plantas naturalizadas e forasteiras, como a cebola, a banana-da-terra, o coco, a salsinha, o feijão-de-corda e outras. Porém, aqui, meu foco aponta para o que é natural da nossa flora, afinal isso diz muito sobre o local em que vivemos e o que queremos dele.


Ora-pro-nobis, juçara, mandioca, caju, amburana, baru e pinhão. Nesta obra inédita percorremos por algumas plantas comestíveis da flora brasileira sob o olhar da cozinha vegetariana e vegana. São mais de 80 receitas apresentadas de forma didática e acessível.



O projeto, que envolveu diversos profissionais, foi viabilizado graças a uma premiação do EDITAL PROAC19/2021 – LITERATURA / FICÇÃO / NÃO-FICÇÃO / POESIA/ TEATRO e também um financiamento coletivo pela plataforma Catarse.


O botânico Eric Kataoka introduz as plantas com uma breve descrição botânica, incluindo a identificação do bioma. Além disso, algumas espécies também apresentam recomendações de cultivo. Sim! É possível ter em casa algumas destas plantas, como o abacaxi, o maracujá e a mandioca. Você vai aprender com a educadora Mônica Passarinho dicas preciosas de como cultivar algumas destas variedades no quintal e também em vasos.


O volume tem 216 páginas, papel de alta gramatura, capa dura e laminação fosca. A obra é toda ilustrada com a técnica de aquarela e lápis de cor pela própria autora e as fotografias são de autoria das artistas visuais Camila Fontenele e Milena Edelstein. Tudo isso no formato 19 x 25, um tamanho de fácil manuseio na cozinha e perfeito para levar na mochila! Para adquirir um exemplar (diretamente comigo) acesse este link.








119 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page