top of page

Pão de fermentação natural com ora-pro-nóbis

Atualizado: 4 de nov. de 2023


Semana passada fiz um pão de fermentação natural com ora-pro-nóbis, uma planta comestível nativa do Brasil e com grande versatilidade culinária. A massa é feita com as folhas frescas, fermento natural (também conhecido como levain), farinha, água e sal. Fiz esta postagem para compartilhar a receita com vocês =)



A ora-pro-nóbis é super nutritiva, além de ser bem fácil de cultivar, a única ressalva são seus espinhos que podem ficar bem afiados. Para conhecer mais sobre a planta, recomendo acessar este post.


Vamos para a receita?


200 g levain ativado

2 punhados de folhas de ora-pro-nóbis fresca

375 ml de água

450g - 500 g farinha de trigo

Sal a gosto


  1. Ative seu fermento natural (levain): misture 50 g de levain com 100 g de farinha e 100 g de água, mexa bem e coloque em um vidro. Marque o fermento, ele estará pronto assim que dobrar de volume.

  2. Processe as folhas com a água e misture com o levain ativado, em seguida adicione os demais ingredientes até formar uma massa. Deixe descansar por 1 hora.

  3. Faça dobras tipo “carta” na massa e deixe descansar por 30 minutos entre uma dobra e outra. Faça cerca de 3 dobras, seguindo os intervalos.

  4. Coloque a massa dentro de um pote com tampa e deixe fermentar até dobrar de tamanho, para retardar o processo leve a massa à geladeira por uma noite ou cerca de 10-12 horas.

  5. Passado o tempo de fermentação, molde o seu pão e, em seguida, deixe descansando por 1 hora em um pano de algodão com farinha polvilhada.

  6. Enquanto isso, aqueça o forno e junto coloque uma panela de barro ou ferro (com tampa) para aquecer, lembrando que a panela deve ser própria para ir ao forno.

  7. Assim que a panela estiver bem quente, retire-a do forno com cuidado, polvilhe um pouco de farinha e transfira delicadamente o pão para a panela, faça uma incisão na massa para ajudar o vapor a sair durante o cozimento.

  8. Tampe a panela e leve ao forno. Asse por 30 minutos com a tampa e cerca de 15 sem a tampa (ou até dourar).

  9. Retire o pão do forno e deixe que descanse sobre uma grelha.


116 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentarze


bottom of page