Pãozinho de ora-pro-nóbis



Poucos sabem, mas o ora-pro-nóbis é um cacto com folhas, e seus espinhos merecem atenção redobrada. Suas folhas são suculentas e bem nutritivas, por isso também é conhecida popularmente como “carne de pobre”. Podem ser incorporadas na salada, em recheios, na polenta, em pães e até em sanduíches.


Piadina romagnola de ora-pro-nóbis 5 unidades 50 minutos

Esse pão chato, tradicional da região da Emilia-Romana, Itália, é uma receita trazida do Oriente Médio para o mundo romano. A piadina é geralmente servida recheada e dobrada ao meio.


200 ml de água ou leite de oleaginosas 30 a 40 folhas de ora-pro-nóbis 500 g de farinha de trigo 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio 1/3 de xícara de azeite extra virgem Sal a gosto

1. Leve a égua e as folhas de ora-pro-nóbis ao processador, bata bem e reserve. 2. Em uma tigela, coloque a farinha de trigo, o sal, o bicarbonato e o azeite e misture bem. 3. Adicione a água de ora-pro-nóbis à farinha aos poucos, mexendo com as mãos em movimentos circulares. Incorpore bem todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. 4. Polvilhe farinha em uma bancada limpa e sove a massa por alguns minutos até ela ficar bem lisa. Polvilhe farinha sobre ela, cubra com um pano de prato e deixe descansar por 30 minutos. 5. Divida a massa em 5 esferas e abra-as em forma circular com a ajuda de um rolo de abrir massas. 6. Aqueça uma frigideira de ferro até ficar bem quente, coloque uma massa e, enquanto ela assa, faça furinhos com um garfo por toda a superfície. Vire a piadina e doure o outro lado. 7. Repita o processo com toda a massa, recheie como preferir e sirva.


Este post é parte do conteúdo especial de lançamento do livro Jardim Comestível - Cozinha mediterrânea à brasileira, para saber mais acesse aqui.

Ilustração: Rita Taraborelli

90 visualizações