top of page

Empanada de mandioca, taioba e cebola dourada

Trabalhei um curto período no café do Instituto Chão e na ocasião produzia algumas comidinhas para frequentadores. Havia um dia da semana em que me dedicava ao preparo de empanadas e devo confessar que era o maior sucesso: a gente acabava vendendo antes mesmo delas saírem do forno. Preparava recheios diversos que dependiam, na maior parte das vezes, do que a xepa da feira oferecia. Usei para rechear desde caapeba (pariparoba) até cará-do-ar e a mais conhecida e querida taioba, entre outros ingredientes de época. Vou te contar neste post como preparar uma deliciosa empanada com mandioca e taioba no recheio, sua massa é perfeita e pode ser feita com qualquer outro recheio a base de vegetais.


Eu peguei um gosto especial pelas empanadas durante minhas idas e vindas para Buenos Aires, quando ia estudar ilustração na capital do livro. Faz parte da cultura local consumir empanadas, inclusive substituindo refeições como almoço ou jantar. Como eu não como carne, a busca pelas opções de empanadas com recheios mais criativos viravam quase que um momento de diversão na capital porteña e creio que estes momentos me inspiraram, mesmo que indiretamente, a inventar sabores inusitados quando eu mesma preparava. (Leia mais sobre empanadas aqui neste outro post)


Esta receita estava prevista para entrar no meu último livro e inclusive a Camila chegou a fotografar. Mas quando decidimos que a obra teria uma abordagem mais mediterrânea, as empanadas saíram da edição. Só que esta receita é boa demais para ficar perdida aqui nas minhas anotações, e como não cozinho mais profissionalmente, nada mais justo que a compartilhar com vocês, não é mesmo?


A grande dica que dou é que, caso tenha um forno à lenha em casa, experimente assar as empanadas nele. Na Argentina as melhores empanadas, na minha opinião, são feitas em forno à lenha, o que dá um toque muito especial ao sabor. Olha que lindas as empanadas assadas assim, mais especificamente em um forno de pizza:



A massa dessa empanada eu acho particularmente muito boa, tanto no sabor, textura, assim como no manuseio, e é muito importante respeitar o tempo de descanso. A massa pode ser feita com qualquer óleo ou gordura que você achar mais pertinente, mas tradicionalmente, em vários países da América do Sul, ela é feita com banha de porco. Por isso, se você for vegetariano ou vegano, atente-se aos ingredientes quando estiver de passagem pelo países hermanos, inclusive no Uruguai tive dificuldades em encontrar empanadas sem banha na massa. Eu já testei com azeite, óleo de coco e também óleos mais diferentões, como é o caso do óleo de licuri, e com ele achei o resultado bem interessante. Portanto, sinta-se livre para usar a gordura que fizer mais sentido para você, o importante mesmo é a intenção de preparar deliciosas empanadas em casa e se os ingredientes tiverem boa origem, melhor ainda.


Vamos às empanadas com taioba?

Em dúvida com a taioba? Confira este post em que falamos sobre sua identificação.

Empanada de mandioca, taioba e cebola dourada

7 unidades

Tempo de preparo: 50 minutos + 30 minutos de descanso da massa


Massa

250 g de farinha de trigo branca

250 g de farinha de trigo integral

150 g óleo vegetal de sua preferência (com óleo de coco licuri fica bom)

200 ml de água

Sal

1. Misture as farinhas, o sal e o óleo, mexa bem.

2. Adicione a água e trabalhe até formar uma massa lisa. Deixe descansar por no mínimo 30 minutos.


Recheio:

3 xícaras de mandioca amarela cozida e amassada

2 xícaras de cebola branca em rodelas

1 folha de taioba grande ou 2 médias

2 colheres de sopa de azeite de oliva

Pimenta-do-reino a gosto

Sal


1. Numa frigideira doure a cebola em uma colher de óleo até ficar bem dourada, reserve.

2. Escalde a taioba em água fervente por 10 segundos, escorra. Processe 1/3 da mandioca com a taioba até formar um creme verde (se preferir, pique a taioba na faca), então misture com os demais ingredientes do recheio e ajuste o sal e a pimenta, conforme seu paladar.


Montagem:

1. Preaqueça o forno a 180 graus.

4. Divida a massa da empanada em 7 bolas. Polvilhe farinha em uma superfície lisa e abra esferas finas. Recheie metade com 2 colheres do recheio e dobre bem a lateral para fechar. (Se preferir feche amassando com um garfo.) Cuidado para não furar a massa.

5. Disponha as empanadas em fôrmas e leve ao forno até dourar, aproximadamente por 30 minutos. Se preferir asse no forno à lenha, fica deliciosa.


Foto: Camila Fontenele

229 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page