top of page
Foto do escritorRita Taraborelli

Feijão branco ultramaravilhoso

Hoje, preparei um feijão branco no almoço que já considero parte do meu novo livro Nossa Cozinha Vegetariana que está em financiamento no Catarse. Com apenas três ingredientes, mais sal e azeite, o resultado foi, digamos, ultramaravilhoso. Neste momento ímpar da minha vida, ralando e cozinhando em uma maternidade solo, tenho preparado pratos muito práticos no dia a dia. De terça a sexta, vamos de arroz e feijão carioca, bolinha ou preto, e, em algum outro dia, eu abraço alguma leguminosa mais diferente (ou nem tanto). Afinal, não dá para ser vegetariano e não comer leguminosas — os feijões são nossos eternos amigos.


Gosto muito da textura amanteigada do feijão branco. Não sei se alguém aqui já fez aquele feijão à moda toscana (com sálvia) do livro Jardim Comestível — eu amo! Mas sempre tive vontade de criar uma versão “branca” para comer com arroz, sem tomates, e nunca colocava a ideia em prática. Outro dia, vi uma receita de sopa de feijão branco com alho-poró e fiquei pensando naquela combinação por dias, talvez semanas. Imaginei versões com tomilho, pimentão, e viajei por inúmeras possibilidades no meio do caos da rotina. Foi então que, ontem, encontrei feijão branco em promoção. Será que eu conseguiria? Pois bem, esse dia finalmente chegou — eu fiz! E vou compartilhar a receita enquanto ainda está fresquinha na memória.


Enquanto terminava de preparar o feijão, piquei um pouco de nirá para finalizar o meu prato. Mas, quando provei o sal do feijão, achei o sabor tão perfeito que decidi não adicionar nada. Quis apreciar aquele sabor delicioso sem muita complexidade. Parece que valeu sonhar durante dias!!! Misturei o nirá no arroz mesmo, e o prato ficou assim:



(arroz com nirá, feijão branco ultramaravilhoso, pepino com sal e tomates grelhados na hora de servir (bem rapidinho) - também tem pimenta-do-reino moída por cima de tudo😎.


E foi assim, gente, que descobri este feijão branco ultramaravilhoso. Acho que você só não vai gostar se tiver problema com algum dos ingredientes, tipo “não como isso ou aquilo”. Mas, fora isso, ficou muito, muito maravilhoso.


Façam e depois me contem!

Para partricipar da campanha de financiamento coletivo do livro Nossa Cozinha Vegetariana, acesse aqui.



Receita do Feijão Branco Ultramaravilhoso

Ingredientes:

  • 1 xícara de feijão branco

  • 2 unidades de alho-poró

  • 6 dentes de alho

  • Azeite de oliva a gosto

  • Sal a gosto


Modo de preparo:

  1. Deixe o feijão de molho por uma noite. Pela manhã, escorra, coloque em uma panela com água e cozinhe até ficar macio.

  2. Enquanto o feijão cozinha, prepare os demais ingredientes. Corte o alho-poró em pedaços rústicos e reserve; usaremos apenas as partes mais macias. A parte verde mais fibrosa você pode guardar para outro preparo.

  3. Coloque o alho-poró e os dentes de alho descascados em uma assadeira, regue com um fio generoso de azeite (ou óleo de sua preferência), misture bem e leve ao forno por 20–30 minutos, ou até dourar. Pode ser necessário mexer no meio do caminho para não queimar. A casa vai ficar bem cheirosa nessa etapa.

  4. Assim que o feijão estiver cozido, escorra e reserve a água do cozimento (ela é importante).

  5. Processe ambos os alhos assados com 1/2 xícara de feijão cozido e 2 xícaras da água do cozimento reservada. Misture o creme ao restante do feijão, adicione sal e leve ao fogo. Assim que ferver, abaixe o fogo e cozinhe até apurar, cerca de 10 minutos ou até encorpar. Se necessário, adicione mais líquido — o ideal é obter um caldo bem encorpado e apetitoso.

  6. Ajuste o sal e sirva. Se desejar, finalize com pimenta-do-reino moída na hora (fiz isso!) e ervas frescas de sua preferência.

Dica: Transforme o preparo em uma deliciosa sopa adicionando mais líquido do cozimento e incorporando inhame ou batatas. Hmmm, já quero!


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page