Vegetais grelhados, simplicidade e sabor


Vou te contar como preparar vegetais grelhados, uma receita rápida, saborosa, saudável e que pode acompanhar uma variedade de pratos.



Aqui em casa este prato já se tornou um clássico, aprendi a preparar com a minha mãe que adorava preparar receitas simples e deliciosas. Nós adoramos.


A técnica de grelhar pode ser feita em uma churrasqueira ou até mesmo sobre grelhas de ferro, que são aquecidas na boca do fogão comum. É possível grelhar diferente vegetais, de preferência aqueles com polpa como berinjela, tomate, abóbora, pimentão e abobrinha, mas até mesmo algumas raízes tuberosas, como cenoura e rabanete, se saem muito bem nesta técnica de cozimento. Os bulbos aromáticos, como cebola e alho-poró, assim como os cogumelos, o quiabo e o palmito pupunha também ficam bem saborosos. Vale usar a criatividade e experimentar com diferentes vegetais da época. Gosto de grelhar com azeite, mas se você tem alguma restrição com gordura, experimente grelhar sem nenhuma gordura, basta ter a chapa de ferro bem quente.


A dica é servir os vegetais grelhados com pesto de rúcula (confira a receita aqui) ou com molho de mostarda, acompanhando homus, quibe e folhas frescas.


Vegetais grelhados


1 berinjela

1 abobrinha

1 nabo

2 rabanetes

2 tomates

Azeite extra virgem a gosto

Sal a gosto

Pimenta-do-reino moída na hora a gosto


1. Corte a berinjela, a abobrinha e o nabo em fatias de 1 centímetro. E divida os rabanetes e os tomates ao meio. 2. Aqueça uma chapa de ferro até ficar bem quente, coloque um fio de azeite e disponha os vegetais. Doure de ambos os lados.

3.Tempere com sal e pimenta e sirva com o pesto de rúcula.


Foto: Camila Fontenele

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