top of page

Pão caseiro de banana



Ontem preparei este pão caseiro de banana que é relativamente fácil de fazer e que fica bem macio, perfeito para lanche da tarde, café da manhã ou qualquer outra hora do dia. Fiz no formato de pão de forma pois é ideal para o lanchinho do meu filho.


A receita leva apenas farinha de trigo (usei branca e integral), banana, um pouco de aveia, fermento biológico granulado, um “tico” de gengibre em pó e sal.

Depois de alguns anos sovando pão só com fermentação natural, resolvi lembrar e preparar este com fermento biológico comercial, aquele fermento granulado que encontramos no mercado em pacotinhos de 10 gramas. Eu comecei fazendo pão com este fermento e depois de alguns anos migrei para a fermentação natural, e confesso que foi um passo importante para entrar neste universo dos pães.


A vantagem de usar o fermento comercial é exclusivamente o tempo, pois com a fermentação natural o processo é bem mais longo. Decidi compartilhar esta receita pois muitas pessoas comentam que sentem dificuldade em lidar com fermentação natural. E como os pães de muitas padarias podem levar ingredientes indesejáveis para a saúde, como melhoradores ou gordura hidrogenada, pão caseiro é sempre bem-vindo.


Nesta receita eu faço uma massa pré-fermentada com o fermento comercial, que algumas vezes pode também ser chamada de pré-fermento ou “esponja”. Consiste basicamente em misturar um pouco de farinha, água e um pouco de fermento e deixar que descanse por 40 minutos a 1 hora, aproximadamente. Depois é só adicionar o restante dos ingredientes e seguir com o preparo. Vamos para a receita?


Ah! Apesar de ser um pão com banana, ele não é doce!

Pão caseiro de banana

Rendimento: 1 pão médio

Tempo de preparo: 5 horas

300 g de farinha de trigo

100 g de farinha de trigo integral

50 g de flocos de aveia

170 g de banana madura amassada (aproximadamente 2 bananas grandes)

2 colheres de chá de sal

200 ml de água

1 colher de chá de fermento biológico granulado (aproximadamente 2 g)

1 colher de chá de gengibre em pó (opcional)

200 g Massa pré-fermentada

Massa pré-fermentada

100 g de farinha de trigo

100 g de água

1 colher de chá de fermento biológico granulado (aproximadamente 2 g)


1. Para preparar a massa pré-fermentada misture a farinha com a água e o fermento até formar uma massa, deixe descansar por 1 hora.

2. Coloque todos os ingredientes do pão em uma bacia e misture até formar uma massa uniforme, deixe descansar por 20 - 30 minutos.

2. Faça uma dobra na massa e deixe descansar por 15 minutos – molhe suas mãos antes de manipular a massa, assim evita de grudar.

3. Faça mais uma dobra na massa e deixe descansar por 1 hora e meia ou até dobrar de volume. 4. Coloque um pouco de farinha em uma superfície lisa e molde o seu pão.

5. Transfira para uma fôrma, deixe descansar mais 30 minutos e asse em forno bem quente por 50 minutos ou até dourar.

6. Desenforme o pão com cuidado e deixe descansar sobre uma grelha até esfriar.


Confira outras receitas de pão:



106 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page